TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Monografias: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos das ciências sociais

Exercicio Pag 75

1.Qual á influência das ideias e da teoria de Charles Dawin no pensamento sociológico positivo?

Resposta: Suas idéias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como idéia a de que o homem é produto do seu meio social.

2. Como á ideia evolucionalista da Biologia transporta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não-europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

Resposta: Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros, e isso era a superioridade européia.

3. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

Resposta: Os dois movimentos que Comte distinguiu na sociedade foram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades, já o movimento estático, seria responsável pela preservação dos elementos responsáveis por garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.

exercicio pag 92

1.Segundo á definição de Durkheim, o aborto seria uma fato social? Justifique.

Sim, com toda certeza, o aborto é um fato social. Durkheim defende que a sociedade é um produto da ação humana, fruto, pois da arte e da reflexão das pessoas.

Fora da sociedade o homem não existe, ele se torna egoísta. Acentua um reaquecimento dos ideais coletivos para garantir coesão social.

Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.

A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de “Socialização”,

Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social. Para ser considerado como tal as pessoas devem sentir, pensar ou fazer independente de suas vontades individuais.

É um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem à escolhas.

Os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização desse, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com