TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia.

Ensaio: Sociologia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  Ensaio  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 5

1. Defina Cultura a partir do conceito elaborado por Tylor;

R:É o processo de conhecimento, de evolução do ser humano, onde ao logo do tempo adquirimos hábitos, diferimos o certo do errado, seguimos uma crença, temos vários costumes, somos membros de uma sociedade.

2. Como adquirimos cultura?

R: É uma herança social que nos é passada desde nosso nascimento até os dias de hoje, transmitida pelos nossos pais, e pelas pessoas que nos rodeiam em nossos grupos sociais, ao longo de nossa vida.

3. Discorra sobre a seguinte expressão: “Não é correto relacionar cultura com acesso à educação formal, ao conhecimento científico...”.

R:São totalmente diferentes, pois a educação formal veio para nos ensinar a ler e escrever de uma forma correta onde todos possam nos entender, e o conhecimento cientifico, é algo estudado para provar o fundamento de sua existência, e cultura não é algo que se aprende na escola, e nem algo que precisa ser provado, nos aprendemos pelos nossos pais e amigos sem mesmo saber se aquilo está certo ou errado, e sem precisar provar se isto possui um fundamento cientifico.

4. Relacione Etnocentrismo e Relativismo Cultural

R:O etnocentrismo julga que uma cultura e superior á outra dentro de sua perspectiva, e diferente disto o relativismo cultural diz que não existem culturas melhores que as outras, elas são equivalentes, não existindo assim hierarquia cultural.

5. A partir de Tuner (1986), fala sobre cada um dos conceitos de igualdade e relacione o conceito de igualdade de oportunidade com políticas de ação afirmativa

R:IGUALDADE ONTOLÓGICA OU FUNDAMENTAL, está relacionada a religião, especialmente ao cristão, e também ao marxismo.IGUALDADE DE ORPORTUNIDADE, esta relacionada a ingresso a instituições sociais, que para isto precisa ter talento e empenho.IGUALDADE DE CONDIÇÕES, relacionado a benefícios econômicos, culturais e sociais, que todos devemos começar do mesmo ponto, sem vantagens a ninguém.IGUALDADE DE RESULTADO, onde se tem a desigualdade do ponto de partida, mas possuímos o mesmo resultado, por exemplo o ingresso em instituições com cotas.

A relação é que a igualdade de oportunidades exige do governo políticas que ajudem as pessoas que, por exemplo, não puderam estudar em escolas particulares e ter uma boa base de estudos, para disputar uma bolsa de em uma faculdade federal, com pessoas que tiveram uma boa base estudantil, para isto o governo cria estas políticas através das cotas.

6. O que você entende por discriminação positiva?

R: São os movimentos de proteção para igualdade a minoria, como deficientes físicos, negros, índios e etc., com a implementação de cotas, com um n° de vagas destinadas somente para estas categorias.

7. Tilly(1998) “entende que o foco das ações contra as desigualdade deve incidir especialmente sobre as desigualdade categorias, [...] e que tais desigualdades de pares categóricos são de difícil superação.” Discorra sobre o assunto.

R: Para acabar com as desigualdades é preciso mudar as estruturas sociais e econômicas. Sendo assim, o fim das desigualdades só será percebido quando formos capazes de promover a mobilidade coletiva, ou seja, não podemos pensar a mobilidade em termos individuais e sim a mobilidade de um grupo todo na estrutura social.

8. A “armadilha da desigualdade” relatada pelo BIRD tem se perpetuado no Brasil. Quais fatores que o BIRD destaca para esse mal?

R:O Bird observa que não somente a renda dos mais pobres é um problema, ao lado da falta de bons serviços como saúde e educação, mas que não há no Brasil condições e mecanismos de interação entre ricos e pobres. A “armadilha da desigualdade” dá-se quando a elite econômica e política se perpetua no poder, criando mecanismos financeiros e legislativos para manter o comando e obter vantagens.

9. Descreva com suas palavras a relação de pensamento simbólico e espírito especulativo. Inclua nessa síntese a questão egípcia e o milagre grego.

R: O pensamento simbólico é uma das principais características da humanidade. Dependendo de fatores sociais os povos desenvolvem diferentes formas de explicação a respeito da vida e da natureza e as explicações científicas são dadas menor importância, ao passo que o espírito especulativo é baseado em dados científicos. Para os egípcios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com