TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Dissertações: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  2.835 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de sociologia :

Pág 63

1-R-Porque as vezes a família e muito miserável e os pais não conseguem sustentar a família sozinha , ou se a criança e moradora de rua , ela precisa ser sustentada e não tem quem a quem sustente , então ela trabalha de um jeito ou de outro para poder sobreviver .

Nem sempre são os pais que obrigam a criança a trabalhar , mais sim por necessidade própria , ou também pode ser só por ver que realmente precisa do trabalho para ajudar os pais em casa .

2-o que vc sugere para acabar com o trabalho infantil nas diferentes situações apontadas ?

R-Escolas internas , cursos gratuitos , colocar as crianças das ruas em abrigos, para adoções .

3-quais são as semelhanças e as diferenças entre o trabalho escravo no Brasil colonial e imperial e o trabalho escravo no Brasil hoje ?

R-A diferença e que antigamente os escravos não ganhavam nada trabalhando , não recebiam salários e eram explorados e não tinham horário para trabalho , apanhavam , etc .

Hoje são mais chamados de empregados , recebem salário , não são explorados nem apanham , tem horários para trabalhar , e podem ir para suas próprias casas.

4-por que a exploração do trabalho escravo persiste apesar da proibida por lei ? Será que os empresários e fazendeiros que submetem os trabalhadores a escravidão por divida ainda tem uma visão colonial do Brasil?

R-

Pág 64

1-R-nesses locais de trabalho, na zona rural especificamente, não existe oferta de emprego. É pegar ou largar e os donos desses canaviais sabiam disso. Portanto, as pessoas que aceitavam na obra uma longa jornada de trabalho, aceitavam porque precisam se alimentar. O mísero salário é fruto da exploração do trabalho feito pelos donos da terra. os quais nunca possuíram amor ao próximo, apenas pensam em si. Acredito que essa situação nunca vá mudar.

2-Os textos que você leu anteriormente podem ajudar a explicar a situação descrita ?

R-

3- Descreva a rede de trabalho e de trabalhadores envolvidos na produção de algum objeto presente no seu cotidiano. Aponte , nessa rede ,os trabalhadora que possivelmente desenvolvem suas atividades em condições subumanas , como cortadores de cana.

R-

4-Como o trabalho de cortador de cana está relacionado ao cotidiano de uma pessoa como você ?

R-

Pág 65

1- Se o trabalho e uma das coisas mais importantes em nossa sociedade , como você responderia as questões que a própria autora formula ?

R-

2- Por que a tanta falta de empenho de nossos governantes no sentido de desenvolver uma política de trabalho que seja de inclusão e não de exclusão de grandes parcelas de população?

R-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com