TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Exames: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  2.026 Visualizações

Página 1 de 5

1. O que faz com que o conhecimento científico seja diferente de outras espécies de conhecimento?

- É que nenhuma forma de conhecimento além da ciência se baseia na observação sistemática dos fatos para explicar a realidade.

2. Em que a sociologia difere da filosofia social?

- A sociologia, como toda ciência, é predominantemente indutiva, isto é, parte da observação sistemática de casos particulares para daí chegar à formulação de generalizações sobre a vida social. Já a filosofia social é dedutiva, parte da formulação de generalizações que são aplicadas à grande variedade de casos particulares porventura observáveis na sociedade.

3. Qual o papel da dedução na investigação científica?

- Demonstrar o conhecimento adquirido através dos métodos indutivos, funcionando como uma confirmação, uma crítica do conhecimento estabelecido.

4. Por que a ciência não pode ser exclusivamente indutiva?

- Sem a dedução não é possível a crítica do conhecimento estabelecido nem a formulação de novas ideias não estritamente derivadas da observação, necessárias ao progresso do conhecimento cientifico.

5. Por que podemos afirmar que não é possível a apreensão imediata dos fatos observáveis?

- Porque ao defrontar-se com a realidade, o cientista já possui seus próprios conceitos, assim não há uma percepção pura dos fatos.

6. Por que se admite que os sociólogos devem procurar ter consciência dos seus valores?

- Para que assim ele possa, através dos métodos e técnicas disponíveis, evitar que suas ideias superem a evidencia dos fatos.

7. Quais as relações entre história e sociologia?

- Apesar de a história ter sido concebida como um simples registro da sucessão de dinastias, sendo a história apenas das elites políticas e não da sociedade como um todo, ela passou por uma mudança no século XIX e aos poucos assume a função de disciplina não mais puramente descritiva, mas voltada para a interpretação dos fatos históricos em seu contexto social. A história é sempre a história de sociedades. Por isso desde a sua origem a sociologia tem recorrido à pesquisa histórica para as suas interpretações, mesmo que haja o risco da possibilidade de escolha tendenciosa dos fatos históricos na análise sociológica.

8. Se existe uma ciência específica dos fenômenos econômicos, como se justifica que os sociólogos também possam estudar esses mesmos fenômenos?

- A sociologia também se ocupa do estudo dos fenômenos econômicos, mas numa visão sumária, não estudando os processos econômicos, e sim, as condições sociais em que eles ocorrem e suas influencias.

9. Qual a diferença entre sociologia e doutrina social?

- A sociologia é uma ciência. As doutrinas, por sua vez, não se baseiam na observação dos fatos, mas em idéias de como a realidade presumivelmente é, ou, principalmente, como ela deve ser. Dela não se exige sua demonstração pelos fatos. As doutrinas sociais compreendem ambiciosas projeções históricas de longo prazo. Já as teorias científicas, que dependem da comprovação dos fatos, não podem ocupar-se do futuro, uma vez que o futuro está num domínio do que não pode ser observado. A ciência se limita a algumas previsões na medida em que podem ser atestadas pela observação dos fatos. Nenhuma teoria científica pretendera explicar o que acontecerá no futuro. As doutrinas são indissociáveis da ética social. Elas dizem, sobretudo o que a sociedade deve ser, o que nela é justo ou injusto, prescrevem sempre uma ação.

10. Qual a diferença entre problema social e problema sociológico?

- O entendimento do que pode ser um problema social é variável. O que é um problema social para um pode não ser para outro. Existem dois critérios, ambos subjetivos, para a identificação de um problema social: o sentimento de indignação moral que um fato desperta em uma parcela significativa da população de uma sociedade, relacionado à alguma idéia de justiça, e o temor de que algum fato represente uma ameaça para a sociedade – tanto uma ameaça para sua existência material quanto uma ameaça para sua existência moral. Um problema social pode ser considerado como tal também ou pela sua origem na sociedade ou suas conseqüências sociais. Por sua vez, um problema sociológico significa problemas de explicação teórica do que acontece na vida social. Não se esgota nos problemas sociais, pois diz respeito também a questões que a sociedade usualmente não considera um problema social. A meta do sociólogo não resolver problemas sociais, mas, ao estudar esses problemas, o que o sociólogo deve pretender é, em ultima instancia, explicá-los.

11. Por que a sociologia, além de ciência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com