TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Monografias: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  5.283 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é a Revolução Industrial?

O período em que um conjunto de invenções e inovações relacionadas entre si permitiram alcançar uma enorme aceleração da produção de bens e assegurar um crescimento que foi se tornando rapidamente independente da agricultura.

2. Quais foram as principais mudanças provocadas, inicialmente, pela Revolução Industrial?

A Europa de sítios, rendeiros e artesãos tornou-se uma Europa de cidades abertamente industriais. Os utensílios manuais e os dispositivos mecânicos simples foram substituídos por máquinas; a lojinha do artífice pela fábrica. O vapor e a eletricidade suplementaram as fontes tradicionais de energia (água, vento e músculo).

3. O que a Revolução Industrial provocou na economia inglesa?

Provocou um aumento da necessidade de matérias-primas para as indústrias, que a Inglaterra não tinha e que era obrigada a buscar no mercado externo, e a necessidade de ampliar o mercado consumidor dos seus produtores. Em decorrência desses dois fatores, tornou-se inevitável um aumento do controle das colônias, além de um crescimento da disputa com outras potências da época pela obtenção e manutenção dos mercados.

4. Quais foram as mais importantes mudanças provocadas pela Revolução Industrial em relação ao período anterior?

A substituição progressiva do trabalho humano por máquinas, a divisão do trabalho e a necessidade de sua coordenação, as mudanças culturais no trabalho, a produção maciça de bens, o surgimento de novas funções, entre outros.

5. Quais foram as mudanças culturais que a Revolução Industrial provocou no âmbito do trabalho?

Os industriais tiveram de impor uma disciplina desconhecida pelos trabalhadores rurais e domésticos. Foram autocontrolados, tinham de se sujeitar à supervisão e ao controle externo exercido pelos empresários, de forma direta ou por meio de capatazes.

6. Quais os principais problemas que caracterizam a questão social no período da Revolução Industrial inglesa?

Doenças, ausência de moradia, prostituição, alcoolismo, suicídios, surtos de violência, epidemias de tifo, cólera, entre outros.

7. O que eram os luditas?

É como ficaram conhecidos os participantes de um movimento popular que surgiu na Grã-Bretanha, dedicado à destruição de máquinas e a protestos conta a tecnologia.

8. Por que havia necessidade do surgimento de uma disciplina que abordasse o social?

O homem deparou-se com novos problemas, que não poderiam ser solucionados pela antiga forma de ver o mundo. A realidade sofreu transformações, que exigiam uma nova forma de pensar, bem como novas teorias que buscassem soluções para os problemas que surgiram em função do avanço industrial. E é nesse contexto que surge a necessidade de uma disciplina para abordar o social.

9. O que é o positivismo?

Uma doutrina criada por Auguste Comte, que se propõe a ordenar as ciências experimentais, considerando-as o modelo por excelência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com