TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Casos: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  3.591 Visualizações

Página 1 de 4

1. Explique a importância dos limites territoriais para a analise sociológica de uma comunidade.

‘’ A proximidade física entre as pessoas, que a vida em comunidade proporciona, permite vínculos mais significativos entre elas e, portanto, um maior sentimento de solidariedade’’.

‘’Assim, os limites territoriais são um dos fatores importantes levados em conta pelo sociólogo a descrever e analisar uma comunidade. E mais: examinar-se necessariamente, os diversos grupos que se formam dentro dela e suas relações recíprocas’’.

2. Cite as quatro principais características de uma comunidade. Depois, responda: o que você entende por comunidade homogenia?

‘’ Nitidez: E o limite territorial claro da comunidade, ou seja, onde ela começa e onde acaba’’.

‘’Pequenez: A comunidade é, em si, a unidade de observação pessoal ou, então, sendo um pouco maior, porem homogênea, proporciona uma unidade de observação pessoal plenamente representativa do todo’’.

‘’ Homogeneidade: As atividades e o estado de espírito são muito semelhantes para todas as pessoas de sexo e idade correspondentes, o curso de uma geração é semelhante ao da precedente’’.

‘’Auto-suficiência: E o que proporciona todas ou a maioria das atividades que atendem ás necessidades de seus membros’’.

Entende-se por comunidade homogênea que as pessoas praticam atividades e isso é passado de geração em geração

3. Comente as relações de necessidade e a relação voluntaria que diferenciam as sociedades tradicionais das sociedades contemporâneas.

As relações de necessidades são, por exemplo, aquelas famílias de antigamente que estavam desestruturadas por completo mais continuavam todos juntos para manter a aparência. E a relação voluntaria são aquelas famílias que vivem junto mais por amor, afeto, respeito mutuo, do que por necessidade de uma boa aparência.

4. Quais as principais diferenças entre as sociedades comunitárias e as sociedades societárias?

Sociedade Comunitária - Pequena como divisão simples de trabalho e limitada diferenciação de papeis. As relações são duradouras, inclusivas ou receptivas e intimas ou pessoais. Complete-lhes viver de acordo com os padrões de respeito, lealdade, afeto, amor. Há pouca necessidade de lei formal, a lei, faz parte da tradição. Seguem os costumes passados de geração em geração. Têm-se contatos diretoscom base emocional, compartilham suas experiências.

Sociedade Societária- Grande com acentuada divisão de trabalho e pela proliferação de papeis sociais. As relações tende a serem transitórias superficiais e impessoais. Os indivíduos associam-se uns aos outros em função de propósitos limitados. Não existe interação familiar e nem de lazer. A vida perde o caráter unitário coesivo. A uniformidade de pensamento e substituída por variedades de interesses.

5. De seu ponto de vista, o que tem provocado o aumento do individualismo no mundo todo?

O individualismo vem crescendo muito com as novas relações sociais, antigamente via-se o individualismo como algo ruim, como não conseguir-se relacionar afetivamente, já hoje em dia e algo bom, algo que da mais liberdade, mais não se tinham condições financeira, com o crescimento dos pais as pessoas tem ganhado mais dinheiro e hoje tem mais condições de morarem sozinhas.

6. Elabore um conceito de cidadania.

Cidadania é um direito de viver decentemente, ou seja, ter um texto, alimentação, trabalho, saúde, segurança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com