TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Trabalho Escolar: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 5

Sadir 2010, discutindo o stress, destaca o trabalho de Stoner e Freeman, 1999, que afirmam que a sobrecarga de papéis pode atuar como fator estressor, seja quando uma pessoa tem mais trabalho do que pode realizar, ou quando não tem habilidades para realizar suas funções. Segundo Lipp, 2005, alguns estressores típicos dos trabalhadores brasileiros são: sobrecarga de trabalho e na família, lidar com a chefia, autocobrança, falta de união e cooperação na equipe, salário insuficiente, falta de expectativa de melhoria profissional e o próprio cargo exercido pela pessoa. Esses fatores desencadeiam fenômenos físicos.

Sobre estes aspectos, observe as afirmações abaixo:

I- Os sintomas físicos associados ao stress estão relacionados ao desequilíbrio das funções simpáticas e parassimpáticas.

II- O aumento da tensão muscular, chegando inclusive ao surgimento ou ao aumento das dores musculares, pode ser uma das consequências do stress.

III- O embotamento da função motora, com diminuição da atividade pode ser uma das consequências do stress.

Sobre estas afirmações, assinale a alternativa VERDADEIRA:

a.

As afirmações I e II são verdadeiras.

b.

Todas as afirmações são falsas.

c.

Todas as afirmações são verdadeiras.

d.

As afirmações II e III são verdadeiras.

e.

As afirmações I e III são verdadeiras.

.

0,8 pontos

Pergunta 4

Dentro de uma empresa, o trabalho em equipe é muito importante. No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil organizar uma equipe e conduzi-la em direção às metas organizacionais de modo que, além do êxito na obtenção das metas, também observa-se o crescimento pessoal e profissional dos integrantes do grupo. Alguns comportamentos que facilitam ou dificultam o trabalho em equipe dos integrantes do grupo encontram-se muito arraigados, e foram profundamente modelados dentro da dinâmica familiar. Esta modelagem apoia-se nos:

a.

Modelos da vida real, assimilados através da imitação.

b.

Modelos originários, assimilados através do desejo de individualidade.

c.

Modelos simbólicos, assimilados através do desejo de aceitação.

d.

Modelos opressivos, assimilados através do medo da punição.

e.

Modelos exemplares, assimilados através do desejo de recompensa.

.

0,8 pontos

Pergunta 5

Faé (2012) realizou um estudo que buscava analisar os fatores que geram motivação e satisfação no trabalho dos funcionários do Setor de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, considerando a importância da motivação no bem-estar dos servidores, sendo aspecto essencial na organização para encarar os constantes desafios do dia a dia. Analisando os fatores que geram motivação e satisfação no trabalho dos servidores, o estudioso identificou aqueles que mais geram a insatisfação como baixa remuneração, pobre participação nas decisões do setor e da organização, falta de reconhecimento, de autonomia, instabilidade no emprego, pobre realização profissional e baixo status no trabalho. Entre os fatores que geram motivação e satisfação, Faé identificou o bom relacionamento com a chefia e o grupo de trabalho, a responsabilidade com o trabalho que executam e a probabilidade de desenvolvimento profissional. Segundo a concepção comportamentalista, o ajustamento da personalidade dependerá da nossa possibilidade de descobrir os meios socialmente mais adequados para satisfazer as nossas necessidades. Pensando nas possibilidades de ajustamento da personalidade de uma pessoa, observe as afirmações abaixo:

I- O ajustamento depende da natureza da necessidade bloqueada.

II- Envolve predominantemente o nível intelectual da pessoa, uma vez que pessoas inteligentes têm sempre autoestima elevada.

III- Pessoas que não aceitam formas substitutivas de satisfação adaptam-se mais facilmente às exigências do trabalho.

Sobre estas afirmações, assinale a alternativa VERDADEIRA:

a.

Apenas a afirmação I é verdadeira.

b.

As afirmações I e II são verdadeiras.

c.

Todas as afirmações são falsas.

d.

As afirmações II e III são verdadeiras.

e.

A afirmação II é verdadeira.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com