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Sociologia

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Por:   •  28/3/2015  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  840 Visualizações

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O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

O POSITIVISMO

A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM

Nome:_____________________________________Turma:__________

Unidade I

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

A Sociologia no século XIX surgiu num momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação da sociedade capitalista. O que propiciou o seu nascimento foram as transformações econômicas políticas e culturais que ocorreram no século XVIII, como conseqüência das Revoluções Francesa e Industrial, que iniciaram e possibilitaram a formação de um processo de instalação definitiva da sociedade moderna. O seu surgimento aconteceu a partir da necessidade de se realizar uma reflexão sobre as transformações, crises e antagonismos de classes, experimentados pela nascente sociedade industrial.

Fatores responsáveis pelo o surgimento de uma ciência da Sociedade:

1- Fatores Intelectuais

Transformações surgiram nas formas de pensamento. A Reforma Protestante foi um acontecimento religioso decisivo para tais transformações. A razão passou a ser o principal elemento para conhecer, explicar a natureza e a sociedade. A contribuição de alguns pensadores, a partir do século XVI, foi fundamental para o surgimento da Sociologia e das ciências sociais. Houve um florescimento de utopias, descrições pormenorizadas de sociedades ideais: Thomas Morus (1478 -1535) - A Utopia; Jean Bodin (1530 -1596) – A República; Francis Bacon (1561 -1626) – Nova Atlantis; Campanella (1568 -1634) – A cidade do Sol. Todos estes pensadores apresentaram seus projetos de uma nova sociedade.

Houve o emprego sistemático da razão com: Maquiavel (1469 -1527); Hobbes (1588 -1679); Descartes (1596 -1650). A contribuição do pensamento francês nos séculos XVII e XVIII foi extraordinária. Afirmavam que à luz da razão (Iluminismo) é possível modificar a estrutura da velha sociedade feudal: Condorcet (1742 -1794) – queria aplicar os métodos matemáticos no estudo dos fenômenos sociais; Montesquieu (1689 -1755) em O Espírito das leis, afirmava que os fenômenos políticos estavam sujeitos às leis naturais, invariáveis e necessários tanto quanto os fenômenos físicos; Rousseau (1712 -1778) teve uma influência decisiva na formação da democracia burguesa e, conseqüentemente, na mudança das instituições sociais.

Vários aspectos do Iluminismo prepararam o surgimento das ciências sociais no século XIX. O primeiro deles foi a sistematização do pensamento científico. Os efeitos de novos inventos, como o pára-raios e as vacinas, o desenvolvimento da mecânica, da química e da farmácia, eram amplamente verificáveis e pareciam coroar de êxitos as atividades científicas. Claro está que a sociedade européia da época não se dava conta das nefastas conseqüências que a Revolução Industrial do século XVIII traria para o mundo tradicional agrário e manufatureiro. Aos olhos dos homens da época, eram vitoriosas as conquistas do conhecimento humano, no sentido de abrir caminho para o controle sobre as leis da natureza.

As idéias de progresso, racionalismo e cientificismo exerceram todo um encanto sobre a mentalidade da época. A vida parecia submeter-se aos ditames do homem esclarecido. Preparava-se o caminho para o amplo progresso científico que aflorou no final do século XIX.

Se esse pensamento racional e cientifico parecia válido para explicar a natureza, intervir sobre ela e transformá-la, ele poderia também explicar a sociedade vista como um elemento da natureza. E a sociedade, da mesma forma que a natureza, poderia ser conhecida e transformada.

2- Fatores Sócio-Culturais

Transformações ocorridas na vida política e econômica da Europa: A expansão marítima, as grandes navegações, a descoberta do mundo novo, o comércio ultramarino, as reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais modernos, as revoluções burguesas, a ascensão da burguesia, bem como o desenvolvimento cientifico e tecnológico, são o pano de fundo para compreender esses fatores sócio-culturais que iriam alterar profundamente as formas de explicar a natureza e a sociedade. Os fatores sócio-culturais trouxeram:

1-Transformações na ordem tecnológica – Novo modo de produção com o uso da máquina.

2- Transformações na ordem econômica – Pela concentração de capitais de grandes empresas provocando a acumulação de riquezas.

3-Transformações na ordem social – Pela intensificação do êxodo rural e conseqüente processo de urbanização, desintegração de costumes e instituições, novas formas de organização da vida social, a emergência e a formação de um proletariado de massas, o trabalho assalariado, secularização (atitude alheia às coisas sagradas – difusão de um espírito crítico e de objetividade diante dos fenômenos sociais).

3-Fatores Sociais

A Revolução francesa trouxe o poder político à burguesia, destruiu os fundamentos da sociedade feudal e promoveu profundas inovações na vida social.

A Revolução Industrial trouxe crises e desordens na organização da sociedade, o que levou alguns pensadores a concentrar suas reflexões sobre as suas conseqüências.

Toda essa nova mentalidade, reforçando a crença na materialidade da vida e no poder da ciência, orientou a formação da primeira escola científica do pensamento sociológico, o positivismo.

A crise das explicações religiosas e o triunfo da ciência

O anticlericalismo

Um aspecto de especial importância no pensamento desse período, sobretudo aquele de origem francesa, foi o anticlericalismo. Entre os filósofos e os literatos que se insurgiram contra a religião, em particular contra a Igreja Católica, destaca-se Voltaire, que, não se atendo somente à propagação de idéias anticlericais, também moveu processos judiciais contra a Igreja Católica, a fim de rever antigas condenações da Inquisição. Voltaire chegou a comprovar a injustiça de alguns veredictos eclesiais e a obter indenizações para as famílias dos condenados.

Dessa forma, a Igreja foi questionada como fonte de poder secular, político e econômico, na medida em que se imiscuía em questões civis e de Estado. Tal questionamento levou a uma descrença na doutrina e na infalibilidade eclesiásticas, assim como ao repúdio

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