TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Dissertações: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 12

Etapa 1

Comparação entre a declaração dos direitos do homem e do cidadão da Revolução Francesa/Declaração da independência dos Estados Unidos da América.

Características diferentes:

1 - Na declaração da independência dos Estados Unidos, vemos a seguinte dissertativa que fala sobre o ideal de igualdade e o funcionamento das instituições políticas:

“São verdades incontestáveis para nós; todos os homens nascem iguais; o Criador lhes conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos governados; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins, assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la”

2 - Já o documento da revolução francesa, aborda a relação do indivíduo com o Estado da seguinte forma descrita abaixo:

“A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e de seus talentos.”

3- Mas vemos que, a maior diferença entre os documentos está no fato de que o texto francês não segue a visão individualista das afirmações americanas, e acredita muito mais na intercessão do legislador enquanto representantes de interesse geral.

Características comuns:

Ainda analisando os dois trechos acima, também podemos ver a similaridade ideológica desses processos históricos:

1 – Evidenciando a idéia de que as instituições políticas têm origem humana e devem ser adaptadas de acordo com o interesse daqueles que são controlados por elas.

2 – Os dois documentos reconhecem a necessidade de se tutelar valores individuais como a liberdade e a igualdade

3 - Além disso, o indispensável respeito à vontade dos governados também convive com o ideal de que um governo só poderia ser legítimo no momento em que garantia a felicidade daqueles que representava.

Tipo de solidariedade social

A ligação da vida social é um elo entre as pessoas e para ter uma vida social é preciso ter algo em comum, pela solidariedade social, orgânica ou mecânica.

Cada pessoa tem um modo de pensar e de agir tudo isso esta ligado a cultura, aos grupos que pertencemos e também a personalidade.

A sociedade não seria composta pela simples soma de homens, isto é, de suas consciências individuais, mas sim pela presença de uma consciência coletiva. A consciência individual sofreria a influência de uma consciência coletiva, a qual seria fruto da combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo. A consciência social é soma da consciência individual como valores, princípios e costumes (certo e errado) e tudo isso daria inicio e forma o ser social.

Como já dizemos anteriormente, cada homem tem seu modo de pensar, de viver, e em cada região é diferente como exemplo: no litoral as pessoas vivem de um jeito, os índios vivem de outro e todos esses modos fazem com que a forma social seja diferente.

A solidariedade orgânica é um processo de individualização dos membros dessa sociedade, os quais assumem funções específicas dentro dessa divisão do trabalho social. Cada pessoa é uma peça de uma grande engrenagem, na qual cada um tem sua função e é esta última que marca seu lugar na sociedade.

Enfim a solidariedade social agrupa todos os valores, pois afinal por mais que tenhamos algo em comum cada ser vive e tem culturas diferentes.

Etapa 2:

Principais diferenças entre a Revolução Francesa e Americana.

Revolução Americana foi uma restauração das antigas franquias e dos tradicionais direitos de Cidadania, diante de abusos e usurpações do poder monárquico, tinha seu interesse de firmar sua independência em relação à coroa britânica do que incentivar igualdade de movimento em colônias européias.

Revolução Francesa representou uma tentativa de mudança radical, no que diz respeito às condições de vida em sociedade, ou seja, apagar o passado e recomeçar a história do zero, considerando investimentos de uma missão universal de liberdade de povos.

Podemos iniciar declarando que a Revolução Americana de 1776 e a Revolução Francesa de 1789, apesar de estarem separados por um oceano, foram movimentos muito próximos, mais em propósitos ficou nítida a diferença entre eles.

Ambas, ditas revoluções Atlânticas, foram revoluções liberais, quer dizer, foram antifeudais e pró a emancipação dos indivíduos. Lutaram contra uma sociedade monárquica e hierárquica baseada nos valores da nobreza, da hereditariedade e da organização corporativa.

A revolução Francesa, esta foi para ter liberdade, foi de caráter político, pois derrubou o Antigo regime separando Estado e Igreja, uma revolução com identidade própria, manifesta na tomada do poder pela burguesia, na participação de camponeses e artesãos, na superação das instituições feudais do antigo regime e na preparação da França, para caminhar rumo ao capitalismo industrial, ainda na França, contra o antigo regime reuniu setores sociais nos seus interesses e projetos, sendo fruto das experiências de domínio da nobreza.

Já a Revolução Americana era uma revolta de caráter econômico, onde a burguesia e a nobreza juntas começaram o processo de criação de indústrias e implantação dos sis tema capitalistas, pois nessa época a Inglaterra era uma monarquia.

Paralelo a ação revolucionaria, ambas proclamaram-se como patrocinadoras das liberdades dos direitos individuais, de imprensa e organização, produzindo dois documentos históricos que tiveram muita influencia na vida política e social: a Declaração da Independência de 4 de julho de 1776 e a Declaração dos direitos do homem e do cidadão.

O processo de constituição dos governos liberais e a crise do absolutismo compreenderam que a participação francesa das treze colônias teve grande importância na deflagração da revolução Francesa de 1789.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com