TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Dissertações: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

O que é sociologia? Qual é o objeto e o método da sociologia?

Sociologia é a ciência que estuda a sociedade, as relações sociais e o convívio entre as pessoas. A sociologia tem por objeto a análise dos fenômenos sociais. Através de seus métodos de investigação científica, procura compreender e explicar as estruturas da sociedade, analisando a relações históricas e culturais criando conceitos e teorias.

Quem é o pai da sociologia? Cite duas ideias básicas dele sobre a sociedade?

O pai da Sociologia é Augusto Comte. Duas das ideias de Augusto Comte são: Positivismo, em que ele afirma que tanto a natureza quanto a sociedade são imutáveis.

Outra ideia de Comte era que só existiria progresso caso existisse também a ordem, um aspecto complementava o outro. O progresso seria alcançado gradativamente.

O que é o estado de anomia da sociedade, proferido por Emile Durkheim?

O estado de anomia para Durkheim era a ausência de regras que pudessem exercer certo controle dos indivíduos, a sociedade entra num estado caótico e acaba se conformando com as condições em que se encontram.

Quais mudanças ocorreram na sociedade em decorrência da Revolução Industrial e da Revolução Francesa?

A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.

Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.

A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.

O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução.

A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.

Com a Revolução Francesa, o capitalismo rompeu os obstáculos políticos feudais que ainda vigoravam na Europa Ocidental, juntando-se às transformações econômicas desencadeadas com a Revolução Industrial.

Após a Revolução Francesa, nota-se uma mudança no ponto de vista dos nobres e representantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com