TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - A História Das Coisas X Globalização

Monografias: Sociologia - A História Das Coisas X Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

A História das Coisas x A Globalização

A globalização é, em si, um assunto muito polêmico que gera muitas discussões a seu respeito. No presente artigo há diversos pontos de vistas, de diversos teóricos, Cada qual defendendo sua posição e assinalando pontualmente alguns supostos equívocos em relação a óptica de seus opositores.

Mas olhando por uma expectativa menos enviesada, podemos dizer que a globalização é um processo de integração que une as nações, ligando mercados e diminuindo fronteiras e promovendo o crescimento de diversos segmentos de mercado. A proposta da Globalização tem um papel importante no desenvolvimento social e econômico no cenário mundial. Contudo, ela também tem seu lado perverso, e foi esse lado que os autores, apesar dos diferentes pontos de vista, se ativeram para desqualificar e macular este fenômeno.

O vídeo “A História das Coisas” traz algumas reflexões a serem pensadas e analisadas. O principal problema apresentado durante o vídeo é a questão de existirem recursos finitos para “necessidades” ilimitadas, pensamento reforçado por políticas de economia adotadas em alguns países. É justamente na necessidade de obterem recursos para suprir a ilusória necessidade ilimitada que a globalização aparece como alternativa, principalmente para os países bem sucedidos economicamente.

Os apologistas da globalização dizem: “O comércio é bom para todos”, pois se um país não possui recursos naturais, este pode comercializar bens industrializados e suas tecnologias em troca da matéria da prima necessária e existente no país vizinho. Como resultante deste pensamento, temos uma política ambiental insustentável, onde os países mais ricos aproveitam-se de países mais vulneráveis economicamente, pois a exploração de recursos naturais em países subdesenvolvidos é a solução econômica imediata, que se sustentará até que estes recursos passem a desaparecer, mas os governantes não estão preocupados com o dia em que estes recursos irão acabar, desde que não seja no período de seus mandatos é claro.

O curta-metragem demonstra que 33% dos recursos naturais do planeta foram consumidos nos últimos 30 anos, nos EUA restam apenas 4% das florestas originais, 40% dos cursos de água estão impróprios para consumo e que se todos os países consumissem em igual proporção ao EUA, iríamos necessitar de 3 a 5 planetas para fornecer a matéria prima necessária. Apologistas à globalização não se preocupam com a questão ambiental ou com o IDH, apenas com o PIB, pois o mercado deve ser o instrumento regulador da vida social. A globalização não é um fenômeno antigo, não com esta proporção, onde países fortemente armados travam guerras contra países humildes apenas para aquisição de petróleo, minério ou mesmo por territórios que podem influenciar nas transações econômicas (como foi o caso do canal do Panamá).

Do ponto de vista ambiental, o ultimo século foi um verdadeiro desastre, as empresas e os bancos multinacionais são a principal causa deste fenômeno, pois com a internacionalização do sistema financeiro e da produção, existe hoje um cartel mundial que incentiva o consumismo desenfreado para que se consiga sustentar o crescimento econômico das grandes empresas e bancos. O capitalismo é apoiado por estes grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com