TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Contemporânea

Artigo: Sociologia Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

Por que podemos dizer que a Globalização é um Mito?

Em que sentido a idéia de Globalização pode ser pensada como uma ideologia?

Inicial, gostaria de expor uma importante diferença entre mito e ideologia. Os mitos são alicerçados dados equivocados, enquanto as ideologias representam o processo da gênese e evolução das idéias que sustentam um paradigma.

Dessa forma, a globalização foi considerado como um mito devido ao equívoco de alguns olhares depositados sobre ela.

A Globalização como mito no sentido de uma ideologia que propõe solucionar os problemas mundiais através do sistema global para direcionar e conduzir a economia e as relações sociais mundial.

A Globalização existe há séculos, porém de uma forma menos agressiva, posto que a comunicação era deficiente, e hoje acontece em tempo real. O cenário internacional leva a globalização.

Ao mesmo tempo em que as fronteiras entre os países são abertas, há inibição de uma política interna definida. Globalizar seria um mito, pois podemos optar por ela ou não.

Obviamente, quem abre suas portas para a globalização fica sobre os efeitos da mesma, tendo que se submeter a uma economia vêm a exclusão social e a instabilidade, e com isso ocorre a perda de identidade do país.

A Interação econômica e política entre os países tem –se mostrado benéfica a humanidade. Portanto, na realidade , trata-se de um fenômeno norteado por uma ideologia( método articulado para a geração de uma cultura de massas), tendo como finalidade , a geração de mitos , os quais são constituídos por um conjunto de valores aprendidos por uma determinada comunidade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com