TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Da Educação

Dissertações: Sociologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

Fundamentos Sociológicos da Educação

Introdução

Nesse trabalho abordaremos o papel da sociologia para com a sociedade, em que momento ela surgiu, qual a sua finalidade e suas contribuições para o progresso da sociedade. E quem foram os pensadores dessa nova corrente de pensamento.

Daremos ênfase à sociologia da educação, uma vertente da sociologia, que auxilia a pedagogia. Quais as suas relevâncias para a vida social do homem, qual papel da ela exerce sobre o desenvolvimento humano, em que contextos ela pode ser empregada e como podemos agir para fazermos nossa parte diante das problemáticas existentes no ambiente escolar.

Reflexões e críticas sobre a Sociologia da Educação e sua representação na sociedade, considerando as transformações ao longo da história e permitindo nos estudar, interpretar problemas e refletir os processos dessas transformações sociais.

Na questão da relação ensino-aprendizagem, a sociologia da educação é muito para que os docentes possam realizar um bom trabalho.

Esse trabalho nos proporcionará à oportunidade de compreender os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais da sociedade através da Sociologia da Educação.

Sociologia, uma transformação para a humanidade

A sociologia estuda o comportamento do ser humano em função do meio em que vive e foi muito importante para a evolução da humanidade, surgiu por volta do sec XIX, na frança e se consolidou como ciência ao longo do sec XX. O seu processo de formação se deu sobre as condições de mudança associadas com o declínio do feudalismo e o aparecimento do comércio, da indústria e da urbanização; o movimento intelectual conhecido como Iluminismo, no qual a ciência e o pensamento laico sobre os mundos físico, biológico e social poderiam prosperar; e com o choque traumático e a mudança social brusca decorrente da Revolução Francesa. Em meio a esse cenário muita coisa precisava ser repensada, o modo de viver, a formação e preparação do individuo para a vida nesse novo tipo de sociedade que nascia.

Auguste Comte foi o criador do termo sociologia e do positivismo como uma nova corrente de pensamento, e para ele os fenômenos sociais deveriam ser reduzidos a leis gerais, pois para se viver em sociedade era preciso ter regras e o positivismo era um estímulo para a evolução humana em direção ao progresso. Ele nao elaborou um tratado sobre educação universal, mas deixou algumas considerações pedagógicas sobre a importância, o papel e a proposta da educação positivista.

E a sociologia teve ramificacões, como a sociologia da educação, que estuda a realidade socioeducacional e permite nos entender melhor a função da Educação (ensino e aprendizagem) e sua relação com a sociedade e a cultura. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber, que com suas teorias contribuíram para o desenvolvimento da educação, pois acreditavam que a educação seria o caminho para uma sociedade mais justa, mais ativa, mais ética na construção do bem coletivo, realmente muita coisa mudou.

A importância da Sociologia para os futuros docentes está, especialmente, em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras). Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea.

Argumentações quanto às questões: ensino, cultura e sociedade

Dá se inicio a influência mútua na socialização desde nascimento onde estamos sempre atendendo às várias expectativas de vários grupos que participamos, fazendo o uso da linguagem para interagir e integrar os indivíduos, o qual todo esse processo é encerrado com a nossa morte.

A sociologia permite que possamos entender melhor a função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura. Toda sociedade tem suas construções próprias, possui um sistema familiar, e cultural com suas normas, hábitos e costumes.

Segundo Nobert Elias podemos argumentar que a sociedade muda de acordo com o lugar e tempo, levando-se em consideração duas correntes de pensamentos;

1) Que a sociedade é planejada, de acordo com a linguagem, leis e construção social.

2) A sociedade que não é planejada, homem apenas esta para o ciclo de vida, portanto para Elias um não existe sem o outro.

Temos os conceitos de Habitus social que envolve características pessoais, segunda natureza ou individual e o Habitus muda a partir da dinâmica das classes sociais de acordo com o tempo de uma sociedade.

A vida dos seres humanos em comunidade certamente não é harmoniosa, pelo motivo de não conhecermos o próximo, mas cada um faz e completa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com