TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Da Educação

Artigo: Sociologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 3

1. Qual a diferença, para Weber, entre ação social e relação social ? Dê um exemplo que demonstre essa diferença.

Na ação social não há compreensão entre as partes, não existe reciprocidade no ato. Um exemplo seria uma pessoa de carro que se dirige a alguém provocando uma ameaça de atropelamento ao ver o carro em sua direção a pessoa ira se apavorar, e se desviar isto é ação social porque houve intenção de uma das partes. Quando essa intenção gera reciprocidade de ambas as parte, ou seja quando há partilha de ações , passa a se chamar de Relação Social.Um exemplo de relação social seria um grupo de amigos conversando, ou um dialogo entre uma professor e aluno, um time de basquete onde os jogadores necessitam de se comunicar para alcançar seus objetivos .

2. Sobre os tipos de ação social, escolha um deles e exemplifique.

Ação tradicional. Ocorre quando o agente cumpre hábitos e costumes arraigados simplesmente porque é o que sempre foi feito. Quando o grau de automatismo é muito alto, o comportamento pode deixar de ter um sentido subjetivo para o agente. Neste caso, deixaria de ser ação. Um exemplo é a ação daquelas pessoas que se casam na igreja e batizam os filhos sem nunca terem sido religiosas, mas apenas porque todo mundo faz assim.

3. Associe cada tipo de dominação weberiana aos tipos de dominação que temos hoje em nossa sociedade.

Dominação legal: Refere-se o poder legitimado de uma pessoa , jurídica ou física, sobre outra. Um exemplo e as autoridades policiais , que tem poder de ação quando necessário, a escola que exerce autoridade sobre o aluno entre outros.

Dominação tradicional: refere-se a autoridade concebida por tradição.Um exemplo seria o Papa da igreja católica .Esse tipo de dominação e tem natureza patriarcal, soberana.

Dominação carismática: Provém das qualidades ou habilidades pessoais que o líder carrega consigo. Essa figura pode ser representada tanto na figura de um profeta, um herói entre outros. Um exemplo seria alguns presidentes brasileiros, como o caso do Getúlio Vargas, chamado de pai dos pobres que era querido por quase toda a população por seu jeito e caráter.

4-O que Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático.

Ele criticava através de suas reflexões a questão da prática do professor sem a preocupação da questão da aprendizagem do aluno, sendo assim a responsabilidade do aluno aprender o que lhe é proposto, sem a questão do professor refletir sobre a funcionalidade e eficácia de sua prática, pois o professor na escala burocrática é que detém o conhecimento, não vemos isso longe, a questão do palco para o professor já transmite a idéia de elevação ao aluno, sendo que os alunos têm uma bagagem cultural em sua raiz, que de forma norteadora pode ajudar a compor o seu saber, com o auxilio da mediação.Neste caso os professores não se importam em passar conhecimento e sim apenas que o aluno decore o assunto retratado.

5 Explique a relação Weber X Durkheim referente ao individuo e a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com