TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Da Educação

Casos: Sociologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 14

DAVIS SILVEIRA DA SILVA

A Sociologia da Educação e a Sociedade

Fundamentos Sociológicos da Educação

ARARAS – SÃO PAULO 2013

Sumario:

1- Introdução

2- A Sociologia e sua finalidade

3.1-Ensino, cultura e sociedade

3-2 As contribuições da Sociologia da Educação para a sociedade

4- Imagens e comentários sobre educação

5- Conclusão

6- Bibliografia

1- Introdução

Este trabalho contem relatórios que argumentam sobre os estudos da Sociologia, seus teóricos, sua finalidade, seus vários ramos de atuação, mas, com enfoque na educação.

Trataremos também das contribuições da Sociologia da Educação para a Sociedade atual.

Por fim, traz comentários relevantes sobre imagens que mostram a docência no cotidiano.

2- A Sociologia e sua finalidade

Sociologia é uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas e seu foco de estudo são as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.

O objeto de estudo da sociologia envolve a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

A sociologia se divide em vários ramos específicos, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.

A Sociologia da educação e um ramo da Sociologia, e tem por objeto o estudo das relações entre a escola (enquanto agente de socialização) e a sociedade em que ela está inserida. Estuda também a escola enquanto instituição e organização social.

Ao longo da história alguns teóricos contribuíram muito com seus estudos sobre as relações sociais, e assim, possibilitaram a escola ter uma melhor compressão de seu papel que é o de formar e socializar os indivíduos.

Augusto Comte, Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber, trazem alguns conceitos como: poder, status, mobilidade, interação, fato social, ação social e outros mais, os quais devem sair da teoria e serem implementados na nossa prática que é construída e reconstruída por todos a todo tempo em nossas ações, no convívio social, na pratica pedagógica .

A sociologia na prática docente vem trazer uma compreensão crítica da realidade social, política, econômica e cultural na qual a escola e a educação estão inseridas.

A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos, deve em suas práticas educativas valorizar a todos, com suas singularidades, comportamentos, personalidades, etc; Para isso, a escola deve repensar o currículo e levar em consideração a diversidade cultural, pois todos os indivíduos são diferentes e a escola deve oportunizar a todos em igualdade.

3.1- Ensino, cultura e sociedade

Cultura pode ser compreendida como tudo que é produção humana, ou seja é a maneira que cada individuo possui de falar, vestir, comer, manifestar-se, etc. Esses elementos culturais são expressos no consciente, no subconsciente e inconsciente dos indivíduos, sendo assim, manifestam-se nas ações mais corriqueiras do seu cotidiano.

Quando se trata educação, cultura e sociedade podemos dizer que todas estão relacionadas e ligadas organicamente, pois educar é formar e socializar o indivíduo, ou se ver a educação como maneira de dominação escolar, pois, sempre essa educação será de alguém para alguém, que para acontecer necessita da comunicação, transmissão e aquisição do conteúdo da educação (crenças, valores, conhecimentos, hábitos, etc;).

Ao longo da história da educação brasileira a escola tem privilegiado a cultura do homem branco e hoje tem dificuldade em dar oportunidades e produzir saberes que valorize a todos em igualdade.

É fato que a sociedade possui várias raízes culturais, e que essas fazem parte do cotidiano escolar, sendo assim, a escola deve desenvolver um olhar educativo focalizado na valorização da diversidade cultural

O cotidiano escolar revela um amplo desenvolvimento de aprendizagem e uma afetiva reconstrução do conhecimento quando se dá espaço para a integração entre as diferenças e possibilidades de expressão, pois todo aluno é um reconstrutor de conhecimentos.

Quando se refere à questão de considerar os conteúdos escolares como cultura, deve-se atentar para o fato de que toda educação antes de se apegar a uma idéia, faz uma seleção e reelaboração dos conteúdos , para que assim possa transmitir as novas gerações. Como cita Forquin, 2003,

O curriculum pensado para a diversidade deve ver o homem na sua singularidade de saberes, modos de vida , culturas, personalidade e modos de ver o mundo, para isso devemos refletir e levar em consideração nossas afetividades para com o aluno, como o vemos, como ele se mostra, o que estamos ensinando e aprendemos, nossas práticas pedagógicas, nossas metodologias de ensino e os conteúdos de nossa docência.

O professor tem o papel de ensinar, e para isso é muito importante sua formação inicial e continuada para que o cumpra com eficiência. Ele deve ser capaz de diversificar suas práticas e métodos educativos para atingir os objetivos traçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com