TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Das Organizações

Seminário: Sociologia Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  Seminário  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Processos sociais são diferentes formas de interação.

Competição: Ocorre quando grupos ou categorias sociais têm interesse ou objetivos incompatíveis entre si.

Trocas: “Processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação e troca de produtos e valores”. (Philip KOTLER, 1998)

Cooperação: Não pode haver sistema social sem um mínimo de cooperação. Muitas vezes não há clareza dos processos sociais cooperativos. É a forma de interação nas quais diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. “Cooperação existe quando a troca resulta satisfatória para ambas as partes.”

Podemos dizer que as ONGs são grupos sociais organizados que:

1. possuem uma função social e política em sua comunidade ou sociedade;

2. possuem uma estrutura formal e legal;

3. estão relacionadas e ligadas à sociedade ou comunidade através de atos de solidariedade;

4. não perseguem lucros financeiros;

5. possuem considerável autonomia.

A ONG amigos do bem tem como objetivo principal contribuir para a erradicação da fome e da miséria no Sertão Nordestino, por meio de ações educacionais e projetos autossustentáveis que favoreçam o desenvolvimento social da população carente.

Como se trata de uma ONG não há muita competitividade entre os colaboradores já que o principal objetivo é ajudar as pessoas, e não buscar competições por cargos ou salários.

Os colaboradores da ONG trabalham a partir de uma meta coletiva, buscando através da cooperação cumprir seus objetivos.

Não há muitas divergências em ONGS, mas um exemplo que pode ser citado é a admissão de novos voluntários, muitas vezes os colaboradores estão tão envolvidos e empenhados que não aceitam menos do que seu próprio empenho, trazendo assim a dificuldade em recrutar novos voluntários.

O conflito desenvolvido na nossa organização é geralmente baseado em sentimentos, são vistas tantas coisas pelos voluntários, coisas inesquecíveis, que acabam os desgastando e muitas vezes gerando hostilidade com quem não tem culpa.

Administramos esses conflitos por meio de dialogo com nossos colaboradores visando o bem estar de todos, pois como se trata de uma ONG a união é muito importante. Geralmente não precisamos utilizar medidas corretivas, pois todos os colaboradores trabalham em função da mesma causa.

Na admissão de novos voluntários procuramos recrutar pessoas que saibam trabalhar em grupo e cooperar, muitos colaboradores ainda precisam de algumas mudanças nas atitudes mas conforme vai se conhecendo o trabalho a ser feito e a importância dele as pessoas mudam de atitude por si só, sem precisar de maiores trabalhos e discussões para que isso seja feito. O trabalho que fazemos em nossa ONG ajuda pessoas que não tem o que comer e o que vestir, quando escolhemos os nossos voluntários procuramos pessoas com maturidade que saibam que o trabalho é de extrema importância, mudamos vidas e só aceitamos pessoas que estejam dispostas a fazer sacrifícios e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com