TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia De Weber

Artigo: Sociologia De Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

DOCENTE: ALBERTO LEAL NETO TURMA 11822

ATIVIDADE ORIENTADA - III UNIDADE (4,0 pontos)

QUESTÃO 01

Sobre a definição de ação social

A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pela ação de outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingança por ataques anteriores, réplica a ataques presentes, medidas de defesa diante de ataques futuros). Os “outros” podem ser individualizados e conhecidos ou então uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos (o “dinheiro”, por exemplo, significa um bem -de troca- que o agente admite no comércio porque sua ação está orientada pela expectativa de que outros muitos, embora indeterminados e desconhecidos, estarão dispostos também a aceitá-lo, por sua vez, numa troca futura).

[...] Nem toda espécie de contato entre homens é de caráter social; mas somente uma ação, com sentido próprio, dirigida para a ação de outros. O choque de dois ciclistas, por exemplo, é um simples evento como um fenômeno natural. Por outro lado, haveria ação social na tentativa dos ciclistas se desviarem, ou na briga ou consideração amistosa subseqüentes ao choque.

(Max Weber. Ação social e relação social. In: M. M. Foracchi e J. S. Martins. Sociologia e sociedade – Leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 139.)

Como Weber define a ação social? Quais as diferenças entre a definição de ação social, de Weber, e a de fato social, de Durkheim? Comente.

QUESTÃO 02

De acordo com Weber, para que o sociólogo possa analisar uma dada situação social, principalmente quando se trata de generalizações, torna-se necessário criar um "TIPO IDEAL", que será um instrumento que orientará a investigação e a ação do ator, como uma espécie de parâmetro.

Um conceito ideal é normalmente uma simplificação e generalização da realidade. Partindo desse modelo, é possível analisar diversos fatos reais como desvios do ideal: Tais construções (...) permitem-nos ver se, em traços particulares ou em seu caráter total, os fenômenos se aproximam de uma de nossas construções, determinar o grau de aproximação do fenômeno histórico e o tipo construído teoricamente. Sob esse aspecto, a construção é simplesmente um recurso técnico que facilita uma disposição e terminologia mais lúcidas (WEBER, citado por BARBOSA; QUINTANEIRO, 2002: 113).

O tipo ideal refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona certo número de características do objeto em estudo, a fim de, construir um topo tangível, ou seja, um TIPO. Esse tipo será muito útil para classificar os objetos de estudo. Por exemplo, quando pensamos em democracia temos em mente um conjunto de características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com