TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento: Sociologia de Weber

Seminário: Atividade de Autodesenvolvimento: Sociologia de Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da professora tutora Carla Matie de Jesus Egi.

Anhanguera Educacional

2013

SUMÁRIO

Nº Página

1 Introdução

4

2 Desenvolvimento

5

3 Considerações Finais

6

4 Referências bibliográficas

7

1- Introdução

Segundo Alonso Bezerra ( PLT ),a sociologia de Weber traz questões importantíssimas do ponto de vista filosófico, antropológico e para a psicologia.

Neste trabalho o objetivo é mostrar o que Max Weber apontou como a educação constituida por um carater institucional, racional e burocrático,apresentarei baseado na teoria de Weber como se comporta o professor neste modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou de treinamento. Apresentarei a importancia da atitude do professor na medida em que o aluno se encontra em processo de formação.

2- Desenvolvimento

Passo 1

Weber quis dizer que a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, impede com que o aluno cresça, ou que ele tenha liberdade maior .O professor não se preocupa em fazer com que o aluno aprenda e sim desempenha um papel de treinador, e nesse caso o aluno não progride ele decorre apenas aquilo que é passado ,ele não é capaz de refletir sobre o mundo que o cerca, sendo assim ele é treinado. Neste caso segundo Weber sobressai nessa relação, apenas o burocrático – disciplinador.

Passo 2

Infelizmente ainda há professores que adotam uma postura de ensinar muitas vezes ditatorial, que pelas diferenças dos alunos, não se preocupando se ele compreendeu ou não, e impedem com que ele exponha seu ponto de vista, em assuntos que deveriam ser discutidos pelo próprio aluno. No ponto de vista de Max Weber, o professor deveria propor algo que incentivasse a reflexão, ou seja o professor adquire um papel fundamental para a formação do aluno, priorizando sua independência de reflexão sobre o mundo que o cerca dando lhe a capacidade de questionar e afirmar, e oferecer condições de construir crenças e proposições condizentes com suas características. O professor deve usar metodologias diferentes para ensinar, pode até expressar suas ideias, mas manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com