TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia E Administração

Trabalho Escolar: Sociologia E Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  5.927 Palavras (24 Páginas)  •  1.748 Visualizações

Página 1 de 24

MATÉRIA: EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS SOCIAIS

ALUNO: AMIR DOS SANTOS BEZERRA

1º O QUE É REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI UM CONJUNTO DE MUDANÇAS QUE ACONTECERAM NA EUROPA NOS SÉCULOS XVIII E XIX. A PRINCIPAL PARTICULARIDADE DESSA REVOLUÇÃO FOI A SUBSTITUIÇÃO DO TRABALHO ARTESANAL PELO ASSALARIADO E COM O USO DAS MÁQUINAS.

ATÉ O FINAL DO SÉCULO XVIII A MAIORIA DA POPULAÇÃO EUROPÉIA VIVIA NO CAMPO E PRODUZIA O QUE CONSUMIA. DE MANEIRA ARTESANAL O PRODUTOR DOMINAVA TODO O PROCESSO PRODUTIVO.

APESAR DE A PRODUÇÃO SER PREDOMINANTEMENTE ARTESANAL, PAÍSES COMO A FRANÇA E A INGLATERRA, POSSUÍAM MANUFATURAS. AS MANUFATURAS ERAM GRANDES OFICINAS ONDE DIVERSOS ARTESÃOS REALIZAVAM AS TAREFAS MANUALMENTE, ENTRETANTO SUBORDINADOS AO PROPRIETÁRIO DA MANUFATURA.

A INGLATERRA FOI PRECURSORA NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEVIDO A DIVERSOS FATORES, ENTRE ELES: POSSUIR UMA RICA BURGUESIA, O FATO DE O PAÍS POSSUIR A MAIS IMPORTANTE ZONA DE LIVRE COMÉRCIO DA EUROPA, O ÊXODO RURAL E A LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA JUNTO AO MAR O QUE FACILITAVA A EXPLORAÇÃO DOS MERCADOS ULTRAMARINOS.

COMO MUITOS EMPRESÁRIOS AMBICIONAVAM LUCRAR MAIS, O OPERÁRIO ERA EXPLORADO SENDO FORÇADO A TRABALHAR ATÉ 15 HORAS POR DIA EM TROCA DE UM SALÁRIO BAIXO. ALÉM DISSO, MULHERES E CRIANÇAS TAMBÉM ERAM OBRIGADAS A TRABALHAR PARA SUSTENTAREM SUAS FAMÍLIAS.

DIANTE DISSO, ALGUNS TRABALHADORES SE REVOLTARAM COM AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO OFERECIDAS, E COMEÇARAM A SABOTAR AS MÁQUINAS, FICANDO CONHECIDOS COMO “OS QUEBRADORES DE MÁQUINAS“. OUTROS MOVIMENTOS TAMBÉM SURGIRAM NESSA ÉPOCA COM O OBJETIVO DE DEFENDER O TRABALHADOR.

O TRABALHADOR EM RAZÃO DESTE PROCESSO PERDEU O CONHECIMENTO DE TODO A TÉCNICA DE FABRICAÇÃO PASSANDO A EXECUTAR APENAS UMA ETAPA.

2º PORQUE A DENOMINAÇÃO DE PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

DEU-SE O NOME DE REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A TRANSIÇÃO PARA NOVOS PROCESSOS DE MANUFATURA NO PERÍODO ENTRE 1760 A ALGUM MOMENTO ENTRE 1820 E 1840. ESTA TRANSFORMAÇÃO INCLUIU A TRANSIÇÃO DE MÉTODOS DE PRODUÇÃO ARTESANAIS PARA A PRODUÇÃO POR MÁQUINAS, A FABRICAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS QUÍMICOS, NOVOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE FERRO, MAIOR EFICIÊNCIA DA ENERGIA DA ÁGUA, O USO CRESCENTE DA ENERGIA A VAPOR E O DESENVOLVIMENTO DAS MÁQUINAS-FERRAMENTAS, ALÉM DA SUBSTITUIÇÃO DA MADEIRA E DE OUTROS BIOCOMBUSTÍVEIS PELO CARVÃO. A REVOLUÇÃO TEVE INÍCIO NO REINO UNIDO E EM POUCAS DÉCADAS SE ESPALHOU PARA A EUROPA OCIDENTAL E OS ESTADOS UNIDOS.

3º POR QUE A DENOMINAMOS DE SEGUNDA REVOLUÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA?

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É VISTA COMO APENAS UMA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL JÁ QUE, DE UM PONTO DE VISTA SÓCIO-TECNOLÓGICO, NÃO HOUVE UMA CLARA RUPTURA ENTRE AS DUAS,NA VERDADE , A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI UM APRIMORAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DAS TECNOLOGIAS DA PRIMEIRA REVOLUÇÃO. AINDA, É ARGUMENTÁVEL QUE ELA SE DIVIDE NO MEIO NO SÉCULO XIX, COM O CRESCIMENTO DE ESTRADAS DE FERRO, OS NAVIOS A VAPOR E INVENÇÕES CRUCIAIS COMO O PROCESSO DE BESSEMER E O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE AÇO DE SIEMENS, COM O FORNO SIEMENS-MARTIN, QUE RESULTARAM NO BARATEAMENTO DO AÇO, TRANSPORTE RÁPIDO E MENORES CUSTOS DE PRODUÇÃO.

4º COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, AS PESSOAS MUDARAM SUA MANEIRA DE PENSAR A VIDA? O COTIDIANO DA PESSOA MUDOU MUITO? POR QUÊ?

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É UM DIVISOR DE ÁGUAS NA HISTÓRIA E QUASE TODOS OS ASPECTOS DA VIDA COTIDIANA DA ÉPOCA FORAM INFLUENCIADOS DE ALGUMA FORMA POR ESSE PROCESSO. EM PARTICULAR, A RENDA MÉDIA E A POPULAÇÃO COMEÇARAM A EXPERIMENTAR UM CRESCIMENTO SUSTENTADO SEM PRECEDENTES HISTÓRICOS. NAS PALAVRAS DE ROBERT E. LUCAS JR., GANHADOR DO PRÊMIO NOBEL: "PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA OS PADRÕES DE VIDA DAS MASSAS DE PESSOAS COMUNS COMEÇARAM A SE SUBMETER A UM CRESCIMENTO SUSTENTADO... NADA REMOTAMENTE PARECIDO COM ESTE COMPORTAMENTO ECONÔMICO É MENCIONADO POR ECONOMISTAS CLÁSSICOS, ATÉ MESMO COMO UMA POSSIBILIDADE TEÓRICA.”.

NA ESFERA SOCIAL, O PRINCIPAL DESDOBRAMENTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI A TRANSFORMAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE VIDA NOS PAÍSES INDUSTRIAIS EM RELAÇÃO AOS OUTROS PAÍSES DA ÉPOCA, HAVENDO UMA MUDANÇA PROGRESSIVA DAS NECESSIDADES DE CONSUMO DA POPULAÇÃO, À MEDIDA QUE NOVAS MERCADORIAS FORAM SENDO PRODUZIDAS.

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ALTEROU PROFUNDAMENTE AS CONDIÇÕES DE VIDA DO TRABALHADOR, PROVOCANDO INICIALMENTE UM INTENSO DESLOCAMENTO DA POPULAÇÃO RURAL PARA AS CIDADES, CRIANDO ENORMES CONCENTRAÇÕES URBANAS. A POPULAÇÃO DE LONDRES PASSOU DE 800.000 HABITANTES EM 1780 PARA MAIS DE 5 MILHÕES EM 1880, POR EXEMPLO. NO INÍCIO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, OS OPERÁRIOS VIVIAM EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO. O AMBIENTE DAS FÁBRICAS ERA INSALUBRE, ASSIM COMO OS CORTIÇOS ONDE MUITOS TRABALHADORES VIVIAM. A JORNADA DE TRABALHO CHEGAVA A 80 HORAS SEMANAIS, E OS SALÁRIOS VARIAVAM EM TORNO DE 2,5 VEZES O NÍVEL DE SUBSISTÊNCIA. [CARECE DE FONTES] PARA MULHERES E CRIANÇAS, SUBMETIDOS AO MESMO NÚMERO DE HORAS E ÀS MESMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, OS SALÁRIOS ERAM AINDA MAIS BAIXOS.

A PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA E DIVIDIDA EM ETAPAS IRIA DISTANCIAR CADA VEZ MAIS O TRABALHADOR DO PRODUTO FINAL, JÁ QUE CADA GRUPO DE TRABALHADORES PASSAVA A DOMINAR APENAS UMA ETAPA DA PRODUÇÃO, MAS SUA PRODUTIVIDADE FICAVA MAIOR. COMO A PRODUTIVIDADE DO TRABALHO AUMENTAVA OS SALÁRIOS REAIS DOS TRABALHADORES INGLESES AUMENTARAM EM MAIS DE 300% ENTRE 1800 ATÉ 1870. [CARECE DE FONTES] DEVIDO AO PROGRESSO OCORRIDO NOS PRIMEIROS 90 ANOS DE INDUSTRIALIZAÇÃO, EM 1860 A JORNADA DE TRABALHO NA INGLATERRA JÁ SE REDUZIA PARA CERCA DE 50 HORAS SEMANAIS (10 HORAS DIÁRIAS EM CINCO DIAS DE TRABALHO POR SEMANA).

5º O TRABALHO QUE ERA REALIZADO ANTES DA EXISTÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL ERA DIFERENTE? COMO, QUAL A SUA CARACTERISTICA?

SIM, A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO X, A EUROPA PASSOU POR UM PERÍODO DE PAZ E SEGURANÇA. ALÉM DISSO, ESTAVAM OCORRENDO ALGUNS AVANÇOS NA ECONOMIA E NA SOCIEDADE FEUDAL. A POPULAÇÃO CRESCIA AO MESMO TEMPO EM QUE A ECONOMIA SE DINAMIZAVA. A TÉCNICA EMPREGADA NA AGRICULTURA TAMBÉM PASSAVA POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES. ALGUMAS INOVAÇÕES TÉCNICAS DESSE PERÍODO FORAM: O ARADO DE FERRO ( CHARRUA ) PARA LAVRAR, OS ARREIOS FIRMES PARA TRAÇÃO EQUINA, O MOINHO DE AGUA ( USADO PARA MOER CEREAIS E AZEITONAS) PARA A FORÇA MECÂNICA, O ADUBO CALCÁRIO PARA A MELHORIA DO SOLO E O SISTEMA DE TRÊS CAMPOS PARA A ROTAÇÃO DE SEMEADURAS, OU SEJA, A ALTERNÂNCIA DE TIPOS DE CULTURAS EM FAIXAS DE TERRA DIFERENTES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com