TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia E Anomia

Trabalho Universitário: Sociologia E Anomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

CASO 1

Autoridades do Rio de Janeiro se manifestaram sobre o caso das milícias que impõem o terror nas favelas do Rio de Janeiro. O Bom Dia Brasil teve acesso a gravações telefônicas feitas pela polícia. O esquema da milícia imposto aos moradores na Favela da Palmeirinha e em outras quatro comunidades é revelado em novos trechos das escutas telefônicas feitas pela polícia com autorização da Justiça. As milícias são grupos armados, formados por policiais militares, bombeiros e ex-policiais, que exploram moradores em troca de uma suposta segurança.

- Mulher não-identificada: Zero, eles venderam a casa. Ela vai pagar os 10%. Ela não tem o dinheiro agora para pagar 10%. Poderia parcelar os 10% em três vezes?

- ?Zero?: Negativo. Se ela vai dar o dinheiro lá inteiro, ela pode dar aqui inteiro também.

Segundo as investigações, os policiais acusados abriam empresas fantasmas para fornecer ilegalmente serviços de TV a cabo e gás e cobravam mais caro do que as empresas autorizadas. Até o lazer dos moradores tinha preço. Como no caso de um empresário que queria instalar um parque de diversão na favela, mas teria que dar dinheiro à milícia. Sete milicianos foram presos, mas o alivio dos moradores durou pouco. No domingo, pichações indicavam a presença de uma facção do tráfico de drogas que costuma impor regras semelhantes às da milícia. ?Se combatermos a milícia e se porventura o tráfico se instalar, cabe a nós também combater o tráfico, afirmou o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. O Ministério Público pediu a quebra dos sigilos bancário e fiscal de três policiais militares. Além da movimentação financeira constatada nas escutas telefônicas, os investigadores descobriram em nome dos acusados bens que têm valores incompatíveis com o salário de um policial militar. (Disponível em http://g1.globo.com/bomdiabrasil/, 26.08.2008).

a) Faça uma breve análise sobre a atuação dos personagens milicianos, fundamentando a sua resposta em um dos tipos de comportamentos identificados por Merton.

b) Explique, tendo o texto anterior como referência, se o esquema da milícia imposto aos moradores na Favela da Palmeirinha e em outras comunidades pode gerar conflito de normas entre esses moradores, deflagrando uma situação de anomia.

Resposta: Não há ausência de normas, mas um poder paralelo estabelecido pelo grupo dominante no momento, porque, milicianos e traficantes estabelecem normas próprias que são seguidas pelos moradores, sob a pena de punições cruéis e desumanas.

CASO 2

Várias experiências internacionais apontam que para lidar de maneira efetiva com o crime organizado seja necessário estabelecer uma política nacional de contenção desse fenômeno, que é ao mesmo tempo local e transnacional. Tal política deve ser vigorosamente implementada e coordenada pelo poder central, de maneira que múltiplos e diversificados esforços governamentais possam ser carreados numa única direção, com igual finalidade. Define-se crime organizado como atividade conduzida por qualquer grupo de criminosos, com estrutura corporativa, com objetivo de obtenção de recursos financeiros e poder, através de atividades ilegais, freqüentemente recorrendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com