TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - FEAD-MG

Dissertações: Sociologia - FEAD-MG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO LIVRO DE SOCIOLOGIA CAP. 1 AO 15

Cap. 1 – INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA SOCIEDADE

O que é sociologia?

É a ciência que estuda a sociedade e as estruturas sociais e as leis de seu desenvolvimento.

O que a sociologia estuda?

Estuda o comportamento de grupos.

Quais os fatores preponderantes no processo de socialização humana?

. A transmissão de regras, normas, costumes e experiências.

QUADROS EM NEGRITO CAP. 1

Cap. 2 – DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA

O Que é o Renascimento?

Foi um movimento filosófico e artístico que marcou a ruptura entre o período medieval e o mundo moderno, urbano e burguês.

Qual a influência do Renascimento sobre o surgimento da sociologia?

As pessoas foram influenciadas a não se identificar mais por meio da propriedade ou do seu clã, mas por meio do lugar (cidade, país e território) em que viviam.

Qual a relação entre o Renascimento e a Sociologia?

A relação é que o renascimento atribuiu ao individuo valores pessoais, podendo-se vislumbrar a oposição entre o individuo e sociedade e, sobretudo, entre vontade individual e regras sociais.

Qual a relação entre o Iluminismo e a Sociologia?

A influencia foi que o iluminismo concebeu aos indivíduos dotados de razão, destinados a liberdade e igualdade social, devendo ser liberados de todos os laços sociais tradicionais da idade média.

Qual a importância das Revoluções Burguesas no contexto sociológico?

Pois mostrou a situação da classe trabalhadora, surgimento das cidades, urbanização, transformações tecnológicas, transformações organizacionais e burocráticas, dentre outros, são transformações que a sociedade deparou.

CAP. 3 – A FORMAÇÃO DA SOCIOLOGIA E O SURGIMENTO DE TEORICOS.

Quem foi Saint – Simon e quais seus feitos?

Considerado um dos fundadores do positivismo e verdadeiro “pai” da sociologia, admitia o conflito capital x trabalho, para ele o papel da ciência da sociedade seria o de descobrir novas normas para guiar a conduta do trabalhador ( o não possuidor de bens materiais), o que colocaria freio nos possíveis ímpetos revolucionários. Sua intenção era propor formas de organização social, mas que sempre retorna ao sistema anterior em que elites controlam trabalhadores.

Quem foi Augusto Comte e quais seus feitos?

Secretario de Saint-Simon, e considerado menos original, só que mais sistemático. Conservador, acreditava que a religião perdeu sua força para conduzir os homens, impossibilitando a reorganização social e acreditava que as ideias iluministas levariam os homens a desunião. A filosofia positiva queria unir o progresso à ordem: é a necessidade mútua desses elementos para uma nova sociedade, pois ordem seria o ponto de partida para construção de uma nova sociedade.

CAP. 4 - A SOCIOLOGIA POSITIVA DE AUGUSTO CONTE

Para Conte, quais seriam as ciências abstratas e concretas?

Abstratas: Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia, Sociologia.

Concretas: Minerologia, Botânica e Zoologia.

Para Conte, qual seria a dificuldade de se manter a ordem social?

Para Conte não basta que um órgão esteja em harmonia, é necessário que todos os órgãos estejam em harmonia, dai a dificuldade de se manter a ordem social.

Quem foi Herbert Spencer e quais seus feitos?

Acreditava em três fases evolutivas: inorgânica, orgânica e superorgânica. Via o Estado, então, como um órgão integrador e a sociedade como um organismo sujeito as mesmas leis de um organismo vivo. Ele ficou conhecido como o pensador que faz uma comparação da sociedade com o organismo de um ser vivo: cada parte precisa desempenhar sua função para que haja harmonia.

CAP. 5 – ÉMILE DURKHEIN E A ESPECIFICIDADE DO OBJETO SOCIOLÓGICO

Quem foi Émile Durkhein e quais seus feitos?

Contribuiu para sociologia como uma ciência empírica que significa uma ciência que se apoia exclusivamente na experiência e na observação e não somente em teoria e contribuiu fortemente para que a sociologia se tornasse uma disciplina acadêmica.

O que são fatos sociais?

São toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior ou, ainda, o que é geral na extensão de uma apresentando uma existência própria, independentemente das manifestações individuais que possa ter. E como exemplo, temos o fenômeno “ Baby boom” que um é fenômeno que marca a época em que as mulheres engravidam e aumentam a taxa de natalidade, tem também a queda da bolsa de valores de Nova York, em 1929.

O que são fatos morais?

São, de certa forma, preocupantes como objetos de analise sociológica, porque são as regras morais de uma sociedade. Como exemplo se tem a páscoa que é uma festa religiosa que aproxima as pessoas e revivifica o espírito coletivo.

CAP. 6 – ÉMILE DURKHEIN E O METODO DE ESTUDO SOCIOLOGICO

Qual foi o método utilizado por Durkhein?

O objetivo era dar um enfoque cientifico a pesquisa sobre a sociedade, que se diferenciasse do senso comum e o método seria o de analise sociológico, que segundo ele, deveria se aproximar do método utilizado pelas ciências naturais.

CAP. 7 – TIPOS DE SOLIDARIEDADE

Solidariedade orgânica?

Os membros do grupo, são solidários porque há interdependência entre eles e cada um tem sua esfera de criação própria.

Solidariedade Mecânica?

Ocorre quando o individuo é ligado a sociedade diretamente, sem intermediários, constituindo um conjunto de sentimentos comuns a todos os membros dos grupos. Esse tipo de solidariedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com