TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Juridica

Artigos Científicos: Sociologia Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas

a) Aponte um 'Movimento da sociedade civil organizada' engajado na luta pela democratização do judiciário e descreva sua principal bandeira e forma de luta.

R: Associação Nacional dos Juízes Eleitorais, a Ordem dos Advogados do Brasil. Ambas apoiam a eleição para cargos de tribunais estaduais do Judiciário. A forma de luta tem sido a divulgação através dos sindicatos e com projetos de leis que já tramitam no senado.

b) Quais os instrumentos de democratização do Judiciário citados no trecho acima e quais podem ser considerados os "entraves maiores à efetiva democratização do Judiciário?

R: Campanhas, divulgação na internet. Os entraves são o próprio corporativismo do Judiciário, onde setores da Justiça não apoiam tais eleições por questões políticas dentro do próprio Judiciário.

Plano de aula 10

Respostas

a) O que é opinião pública e qual sua importância, bem como a influência da mídia como formadora de opinião?

R: A rigor não existe opinião publica, mas diversas correntes de opinião, correntes divergentes, cosas sem conflitos ou contraditórias em graus diversos compondo um universo de opiniões que se manifestam em determinado momento e lugar. A opinião publica é importante porque é a criadora e modificadora poderosa do comportamento social, ou seja, é formadora de opinião perante a sociedade.

b) Explique se o Judiciário deve considerar a opinião pública, na hipótese de crimes que tenham causado clamor na sociedade.

R: O judiciário não deve considerar a opinião publica em julgamento de temas polêmicos que dividem a opinião da sociedade, pois se assim o fizer corre o risco de cometer erros comprometendo, desta forma, a justiça. O judiciário deve ter isenção para julgar de forma técnica todas as questões, especialmente aquelas que causam clamor na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com