TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - Lista De Exercícios

Artigos Científicos: Sociologia - Lista De Exercícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

1- O renascimento teve origem na Itália. Bom, essa cidade foi muito apta ao comércio, e com o passar do tempo, o capital desse comércio foi acumulando. Os donos de todo esse dinheiro investiram na cultura, dizemos que eles aprenderam a apreciar o belo, e como tinham muito dinheiro disponível, eles passaram a patrocinar os artistas, que antes não tinham condições e nenhum tipo de apoio. Dessa forma foram surgindo muitas manifestações artísticas, os comerciantes não patrocinaram apenas os artesãos, mas também os intelectuais, que foram muito importante em suas descobertas, o maior nome desses artistas e intelectuais é Leonardo da Vinci, além de grande pintor é também um grande engenheiro, que previa a construção de grandes tecnologias, tais como: tanque de guerra, carros e outros. Aí que surgiu a imprensa, uma grande demonstração da mundança de mentalidade, agora o povo mantinha-se informado. Não havia hora melhor para a expansão marítima, pois a Itália dispunha de um grande capital, intelectuais com ótimos projetos e uma mentalidade nova, moderna que visava conquistar o mundo.

2- Constitui uma forma de estratificação social com camadas mais fechadas do que classes sociais, e mais abertas do que as castas, ou seja, possui maior mobilidade social que no sistema de castas, e menor mobilidade social do que no sistema de classes sociais. O indivíduo desde o nascimento estava obrigado a seguir um estilo de vida predeterminado, reconhecidas por lei e geralmente ligadas ao conceito de honra, embora exista alguma mobilidade social. Historicamente, os estamentos caracterizaram a sociedade feudal durante a Idade Média

3- Antes do Iluminismo prevalecia o pensamento teológico. A igreja estava na mente da população. Os iluministas colocavam a racionalidade como o principal fator evolutivo do homem, para eles as crenças religiosas atrasavam a evolução humana, ou seja, apenas fatos que pudessem ser provados eram aceitos. Desta forma, as pessoas começaram a pensar sobre o seu estado atual, oque levou-as a crer que mereciam mais do que tinham, que havia direitos que até então, eram "esquecidos", e então ocorreram as revoluções. Já que as pessoas deviam pensar, por que não para o bem delas?

4- A Revolução Industrial transferiu do doméstico para o corporativo, do holístico para o fragmentado, da familiar para o individual.

A Revolução Industrial mudou o estilo de vida das pessoas que trabalhavam em sua casa e passaram a trabalhar em fábricas, exercendo atividades fragmentadas, ao contrário das atividades anteriores em que detinham todo o processo produtivo, o centro de referência era a família passou a ser o individuo, isto é, as pessoas passaram a ser independentes. As mulheres e as crianças que não costumavam ser economicamente ativas passaram a ingressar no mercado de trabalho, não com a melhoria das condições de vida, mas como estratégia para evitar completa miséria.

5- As transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII, como as Revoluções Industrial e Francesa, colocaram em destaque mudanças significativas da vida em sociedade com relação a suas formas passadas, baseadas principalmente nas tradições.

A Sociologia surge no século XIX como forma de entender essas mudanças e explicá-las. No entanto, é necessário frisar, de forma muito clara, que a Sociologia é datada historicamente e que o seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.

De olho no Enem:

1- Alternativa "D".

2- Alternativa "C".

3- Alternativa "B".

4- Alternativa "B".

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »