TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Questoes

Artigos Científicos: Sociologia Questoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 3

A sociologia no mundo foi se mostrando presente em várias datas importantes desde as grandes revoluções, desde lá cada vez mais foi de fundamental participação para a sociedade mundial e também brasileira.

Desde o início a sociologia vem se preocupando com a sociedade no seu interior, isto diz respeito, por exemplo, aos conflitos entre as classes sociais. Na América Latina, por exemplo, a sociologia sofreu influencias americanas e européias, na medida em que as suas preocupações passam a ser o subdesenvolvimento, ela vai sofrer influências das teorias marxistas.

No Brasil nas décadas de 20 e 30 a sociologia estava num estudo sobre a formação da sociedade brasileira, e analisando temas como abolição da escravatura, êxodos, e estudos sobre índios e negros

Nas décadas seguintes de 40 e 50 a sociologia voltou para as classes trabalhistas tais como salários e jornadas de trabalho, e também comunidades rurais. Na década de 60 a sociologia se preocupou com o processo de industrialização do país, nas questões de reforma agrária e movimentos sociais na cidade e no campo e a partir de 1964 o trabalho dos sociólogos se voltou para os problemas sócio políticos e econômicos originados pela tensão de se viver em um país cuja forma de poder é o regime militar.

Na década de 80 a sociologia finalmente volta a ser disciplina no ensino médio,e também ocorreu a profissionalização da sociologia. Além da preocupação com a economia política e mudanças sociais apropriadas com a instalação da nova república, voltam também em relação ao estudo da mulher, ao trabalhador rural, e outros assuntos culminantes

Responder

Arinaldo8 de abril de 2010 14:48

Classes sociais e estratificação

1. Estabeleça a relação entre estratificação social e mobilidade social.

Os três tipos de sociedades estratificadas – castas sociais – Há séculos, a população da Índia está distribuída em um sistema de estratificação social rígido e fechado, que não oferece a menor possibilidade de mobilidade social.

2. Entre os tipos de estratificação social, um deles tem sido o determinante.

Dê o nome desse tipo de estratificação social e explique sua importância na caracterização da sociedade.

É o sistema de castas.

Enquanto nas sociedades ocidentais pessoas de níveis ocidentais diferentes podem se casar – o que não raro possibilita a ascensão social de um dos cônjuges - , na Índia o casamento só é permitido entre pessoas da mesma casta.

3. Compare a mobilidade social nas sociedades de castas, estamentos e classes sociais.

Se preferir, faça um quadro ou um esquema.

Estamentos ou estados – A sociedade estratificada em estamentos pode ser encontrado na Europa ocidental durante a Idade Média (476-1453), sob a vigência do modo de produção feudal.

4. Em que estrato a mobilidade social ocorre com mais facilidade?

A mobilidade social ascendente é mais freqüente numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com