TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções e tratamento para a nomofobia

Por:   •  5/10/2020  •  Dissertação  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Soluções e tratamento para a nomofobia :

Como já dito anteriormente, nomofobia é um distúrbio psicológico causado pelo uso contínuo do aparelho celular. Seu tratamento depende da gravidade em que o paciente se encontra. Em casos menos graves, a terapia é o tipo de tratamento mais indicado para os dependentes do celular pois o psicólogo será capaz de identificar a raiz do problema apresentado pelo paciente e dará a melhor solução para o dependente.

Porém, como toda dependência, existem casos extremos em que a simples consulta de um psicólogo não será o suficiente para sanar o problema. Quando a nomofobia estiver em um estágio no qual já evoluiu para depressão ou casos de ansiedade mais graves, o tratamento será feito com medicamentos.

Também é possível tratar da dependência do celular a prevenindo, existem diversas ações que podemos praticar que podem prevenir a nomofobia, como estabelecer limites para acessar as redes sociais; deixar o celular desligado ou em modo avião em momentos em que se deseja, por exemplo, dormir; voltar ao hábito de usar cadernos para fazer simples anotações, por exemplo, lista de supermercado; mantenha a tela do celular cinza ou preta, estudos mostram que a tela colorida funciona como um reforço positivo para o nosso cérebro, estimulando o uso; desativar as notificações para que possa limitar o acesso aos aplicativos somente quando desejado.

As pesquisas acerca do tema são muito recentes e pouco conclusivas, em poucos anos teremos novos tratamentos e formas de evitar que um simples aparelho celular seja capaz de nos acarretar problemas de saúde pois os casos que se encaixam nos sintomas apresentados neste trabalho são cada vez mais frequentes em nosso cotidiano.

ROSA, Ana Beatriz. 8 incentivos para quem precisa diminuir a dependência do celular. Huffpost. 2018. Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/2018/02/15/8-incentivos-para-quem-precisa-diminuir-a-dependencia-do-celular_a_23361798/. Acesso em: 20 de nov. de 2019

DEPENDÊNCIA do celular: saiba como tratar a nomofobia. Bem saudável. 2017. Disponível em:

http://www.bemsaudavel.blog.br/dependencia-do-celular-saiba-como-tratar-a-nomofobia/. Acesso em: 20 de nov. de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com