TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sosiologia Jurídica

Ensaio: Sosiologia Jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Ensaio  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

1-a) PRIMEIRO, HITLER E O PARTIDO NAZISTA, BEM COMO SEUSALIADOS FASCISTAS NA ITÁLIA E NO LESTE EUROPEU, QUERIAM VINGAR A DERROTA DA ALEMANHA NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL( DAÍ A RIVALIDADE COM A FRANÇA E COM O REINO UNIDO , QUE ALÉM DISSO ERAM PAÍSES DEMOCRÁTICOS ), E DEFENDIAM UM ESTADO FORTE , COM UM LÍDER INQUESTIONÁVEL, TIDO COMO INFALÍVEL, ELES TAMBÉM ERAM FEROZ,ENTE NACIONALISTAS E ANTI-COMUNISTAS , POR ISSO, HITLER CONSIDERAVA A URSS, UM DESCALABRO, A SER VARRIDO DA FACE DA TERRA . PAR COMPLETAR O QUADRO, O JAPÃO ESTAVA EXPANDINDO SEUS DOMÍNIOS EM REGIÕES DA CHINA, QUE ERAM DE INTERESSE DOS EUA, UMA FONTE DE ATRITO, ENTRE OS DOIS PAÍSES.

b) Após quase quatro anos de batalhas e um saldo de mais de 20 milhões de mortos, a Tríplice Entente, vencedora da guerra, determinou os termos de paz, impondo severas penas aos perdedores, em especial á Alemanha, pelo Tratado de Versalhes.

Com o fim da guerra, os alemães foram obrigados a assinar o Tratado de Versalhes, reconhecendo a culpa pelo conflito. O governo da Alemanha ainda teve de:

- restituir os territórios da Alsácia e da Lorena á França;

- ceder as minas de carvão existentes na região do Sarre á França por um período de 15 anos;

- ceder suas colônias, submarinos e navios marcantes ao Reino Unido, França e Bélgica;

- pagar aos aliados vencedores uma indenização de 33 bilhões de dólares;

- reduzir seu poderio bélico, ficando proibida de manter força aérea e marítima, de fabricar armas e de ter um exército com contingente superior a 100 mil homens.

c) Dominar a Europa e o resto do mundo era o principal objetivo daquele ditador. Tanto é que foi ele quem deu início à Segunda Guerra Mundial. Ao comando dele foram mortos seis milhões de judeus de modo sanguinário sem precedentes na história da humanidade.

d) A invasão da Polônia pela Alemanha é considerada o marco inicial da guerra, mas sabemos muito bem que as coisas começaram bem antes. Na verdade, a Segunda Guerra Mundial é apenas uma continuidade, um "arremate" da Primeira Guerra Mundial. Ou seja, uma é conseqüência da outra.

e) Foi um tratado de não-agressão assinado por Hitler (Alemanha Nazista) e Stalin (URSS), firmado às vésperas da 2ª Guerra Mundial.

"em linhas gerais estabelecia que ambas as nações se comprometiam a manter-se afastadas uma da outra em termos bélicos. Nenhuma nação favoreceria os inimigos da outra, nem tampouco invadiriam seus respectivos territórios, além do que, a União Soviética não reagiria a uma agressão alemã à Polônia, e que, em contrapartida, a Alemanha apoiaria uma invasão soviética à Finlândia, entre outras concessões."

O pacto foi, contudo, quebrado em 22/06/41, com a invasão, sem aviso prévio, do território soviético pela Alemanha.

g) A Batalha de Estalinegrado (ou Stalingrado) foi um ponto de mudança na Segunda Guerra Mundial, e é considerada uma das batalhas mais violentas da história. A batalha foi marcada pela sua brutalidade e pelo desrespeito por baixas civis em ambos os lados. A batalha inclui o ataque Alemão na cidade do sul da Rússia, Estalinegrado (hoje Volgogrado), a batalha dentro da cidade, e a contra-ofensiva Soviética que eventualmente emboscou e destruiu as forças Alemãs e do Eixo dentro e à volta da cidade. O total das baixas em ambos os lados é estimado em cerca de 2 milhões de pessoas, incluindo civis. As forças do Eixo perderam um quarto do total dos seus homens na Frente de Este, e nunca se recuperaram da derrota. Para os soviéticos, que perderam mais de um milhão de soldados e de civis durante a batalha, a vitória em Estalinegrado marcou o ínicio da libertação da União Soviética, culminando com a vitória sobre a Alemanha Nazi em 1945.

h) O "Dia D" foi 6 de julho de 1944. Foi quando as tropas aliadas desembarcaram no litoral norte da França (Normandia), para lutar contra as tropas nazistas que ocupavam a região. Ficou conhecido com esse nome, pois se referia ao "Dia da Decisão". Foi realizada a operação "Overlord", em que o nazi-fascismo estava com dias contados. Até hoje é considerado o dia da vitória na Europa.

i) O Mundo passa a conviver com duas ideologias antagônicas, é criado o Plano Marshal sob a tutela dos EUA, a Alemanha foi dividida em duas, RDA e RFA, quase toda a Europa oriental ficou sob domínio dos soviéticos onde serão implantados regimes de governos socialistas e a Guerra Fria.

j) Em 1942 o Brasil rompeu com o eixo (Alemanha , Itália e Japão)

Navios Brasileiros foram torpedeados ''suportamente pela Alemanha ''

A pressão dos EUA para o brasil entrar na guerra era muito grande.

Até que o Brasil decide entrar na guerra, contra a Alemanha e a Itália.

k) Logo após a Segunda Guerra Mundial, um tribunal se reuniu em Nuremberg, na Alemanha, com o objetivo de julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. De 1945 a 1949, o Tribunal de Nuremberg julgou 199 homens, sendo 21 deles líderes nazistas. As acusações foram desde crimes contra o direito internacional até de terem provocado de forma deliberada a Segunda Guerra Mundial.

2-a)[ ]

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »