TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Exames: Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2013  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 7

(adaptado de Ordem-PA 2008) Leia os fragmentos a seguir.

Com a industrialização maciça, foi franqueado um limiar nas relações entre os homens e a biosfera, dado que foi no século XX e, mais particularmente, depois da Segunda Guerra Mundial, que a poluição e a degradação do ambiente se tornaram um verdadeiro fato de civilização, à medida que adquiriram dimensões planetárias. Depois dela, a constituição de um espaço produtivo mundial impeliu a unificação ecológica do mundo. (Deléage, Jean-Paul. Uma ecologia do mundo. IN: Castro, E. & Pinton, F. (orgs). Faces do Trópico Úmido – conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: CEJUP/NAEA-UFPA, p. 23)

[...] o problema ecológico está ligado à sociedade dividida em classes; é com a revolução industrial que aparece a ‘negação’ da natureza, e a mercantilização do espaço cria a ideologia do ‘dever ser’ metafísico como forma de resolver a má consciência do capital. (Tragtemberg, M. Ecologia versus Capitalismo. IN: Economia e Desenvolvimento. Revista Quadrimestral de economia. Ano I, nº 2, fev. de 1982. São Paulo: Cortez, p. 129).

Na interpretação das duas passagens, a industrialização é um dos elementos que provoca a separação do homem com a natureza, anunciando um debate, cada vez mais intenso, sobre a ecologia e o meio ambiente. Através de sua leitura, assinale a alternativa que melhor corresponde a esse debate:

Escolher uma resposta.

a. As indústrias que mais poluem estão localizadas nos países pobres, que não detêm tecnologias suficientes capaz de gerar um parque industrial com energia limpa.

b. A questão ecológica deve ter como uma das preocupações centrais o ser humano e sua organização social. As diferenças de classe e a exploração do homem pelo homem acabam colocando em risco o meio ambiente, tornando-o insustentável.

c. As novas práticas adotadas pelas empresas demonstram uma preocupação com a sustentabilidade e já são suficientes para reavaliar os rumos do desenvolvimento econômico-social.

d. A questão ambiental não é um elemento que ganhou a agenda nacional, pois não observamos, pelo menos, nos últimos 10 anos, grandes acidentes que comprometessem qualquer ecossistema nas regiões brasileiras.

e. As indústrias que mais poluem estão nos países ricos, que não se importam com a questão ambiental, porque grande parte de sua população ostenta uma boa qualidade de vida.

Question2

Notas: 1

Leia o texto sobre a Infor e responda à questão 03.

A Infor, uma das três maiores companhias mundiais de software corporativo, anuncia o “Going Green”, iniciativa que visa ajudar as organizações a implementarem programas verdes de sustentabilidade por meio do uso de softwares corporativos. A Infor está mostrando a seus clientes como seus softwares podem ajudá-los a atingir suas metas de sustentabilidade, como redução do consumo de energia com o Enterprise Asset Management (EAM); diminuição da emissão de carbono com o Supply Chain Management (SCM); e por meio do Product Lifecycle Management (PLM) minimizar o desperdício e o impacto no meio ambiente da fabricação de produtos.

A solução inclui o consumo de energia dentro do desempenho total dos ativos da companhia, fornecendo entendimento sobre os custos de manutenção e operação dos mesmos. Além desse gerenciamento, o software também agrega ferramentas para gestão de outras commodities, como água, ar, gás, eletricidade e vapor. O monitoramento de gases refrigerantes que agridem a camada de ozônio também é possível.

O EAM automatiza o processo associado com o gerenciamento de ativos e o consumo de recursos. Ele rastreia o consumo individual dos ativos em tempo real, avalia os dados a partir de condições definidas pelo usuário e alerta os usuários sobre anomalias quando os ativos excedem os níveis aceitáveis de performance. A solução também eleva a tomada de decisão, incorporando dados de consumo e de emissão em relatórios.

Outros produtos da Infor que ajudam os clientes a ficarem ‘verdes’ incluem o Infor ERP e o Infor Performance Management (PM). Entre outros benefícios, o Infor ERP ajuda a integrar e otimizar o processo de fabricação, resultando na redução do consumo de energia e desperdício de materiais. A solução capacita as organizações a desenvolverem e modelarem estratégias verdes, alinhando-as aos recursos necessários, e monitorar indicadores-chave de performance. (Fonte: . Acesso em: 4/06/2010).

Qual é a alternativa que melhor expressa a conclusão do texto sobre o uso de softwares como os da Infor?

Escolher uma resposta.

a. Softwares podem ajudar as corporações no gerenciamento da sustentabilidade.

b. As soluções sustentáveis estão orientadas com foco no consumo de energia.

c. Esse tipo de tecnologia inviabiliza a prática da sustentabilidade ambiental devido aos altos custos de implantação.

d. Programas verdes de sustentabilidade empresarial só são viáveis através de softwares.

e. O EAM é um software que diminui a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.

Question3

Notas: 1

(Agência de Defesa Agropecuária do Pará)

É bem provável que muitos de nós não sejamos capazes de definir com exatidão o significado de desenvolvimento sustentável; no entanto, temos o sentimento intuitivo de que há algo de errado com o planeta e compreendemos claramente a necessidade de agir e o risco de não agirmos, e ansiamos por novas ações que auxiliarão a criar um futuro sustentável. Percebemos a existência do problema na poluição do ar, no gosto da água, nos grandes centros urbanos congestionados e no número crescente de paisagens alteradas. Todo dia ouvimos notícias de catástrofes no rádio e na televisão: contaminação ambiental, praias fechadas, fome e pobreza, aumento dos problemas de saúde, água não potável, gases de efeito estufa, aquecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com