TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Ensaios: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO PRESENCIAL –

ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS NORTEADORAS: TEORIA DA CONTABILIDADE

CIÊNCIAS SOCIAIS

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

DESAFIO PROFISSIONAL

BARRETOS-SP

2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO PRESENCIAL – BARRETOS

ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS NORTEADORAS: TEORIA DA CONTABILIDADE

CIÊNCIAS SOCIAIS

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 4

2. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL .................................................... 5

3. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA ................................................................ 7

4. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ................................................................. 9

5. SUSTENTABILIDADE SOCIAL ........................................................................ 11

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... 13

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................. 14

1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho nos mostra a importância da responsabilidade socioambiental. Muitas vezes não sabemos a dimensão deste tema e suas particularidades .

A Responsabilidade Socioambiental é adoção de práticas e ações que beneficiam á sociedade e o meio ambiente.

Daremos ênfase na construção civil e o seu impacto no meio ambiente, importância social e vantagens econômicas.

Nos surpreendemos com os dados que encontramos durante nossas pesquisas, e o impacto negativo da construção civil no meio ambiente.

Buscamos aqui encontrar uma harmonia entre sustentabilidade social, ambiental e econômica, pois a empresa que adere a sustentabilidade com investimento, treinamento, medidas e ações, futuramente terá um retorno econômico.

A sustentabilidade está sendo utilizada pelas empresas como forma de reduzir custos e aumentar lucros.

Serão apresentadas á seguir ações para implantação de projeto sustentáveis, adoções de práticas sociais de igualdade e de oportunidades, programas para diminuição de consumo de recursos naturais, redução de emissão de gás carbônico e várias outros projetos de políticas sustentáveis .

2- RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Em busca de empreender novas ações para a construção de um mundo melhor para o homem planetário o objetivo é preservar e conscientizar a todos sobre meio ambiente seguro, consumo e produção sustentável, qualidade das relações e geração de valores.

Devido ao reconhecimento da responsabilidade socioambiental que ocorre na sociedade, as empresas passaram a adotar novas políticas e princípios.

Portanto, responsabilidade socioambiental é adoção de práticas e ações que beneficiam a sociedade e o ambiente que tem como objetivo visar a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano através de ações culturais, artísticas, educacionais, esportivas e assistenciais, de defesa de direitos humanos e em busca da justiça social e combate a ilegalidade.

- Os Impactos da Construção Civil no Meio Ambiente

A construção civil é responsável por mais de 2,327 milhões de emprego diretos e indiretos. Essa indústria é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por este setor resultando assim em uma enorme geração de resíduos.

No Brasil, a construção civil gera 25% do total de resíduos da indústria. As retificações respondem por 40% do consumo global e energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionado ao consumo energético. É responsável por exorbitante parte do consumo de água potável do mundo.

Em área urbanizada chega a ser cerca de 50% da água fornecida á região podendo chegar a 84% como ocorre em Vitória – ES.

A situação se agrava quando se sabe que na maioria das cidades brasileiras, esses resíduos são depositados clandestinamente. Esses aterros clandestinos tem obstruído córregos e drenagens, colaborando em enchentes, favorecendo a proliferação de mosquitos e outros vetores, levando assim as prefeituras á gastar grande parte dos recursos públicos na sua retirada.

Os resíduos de construção e demolição consistem em: concreto, estuque, telhas, metais, madeira, gesso, pedras, carpetes e aglomerados que em grande parte poderiam ser reciclados.

A indústria cimenteira é uma das que mais poluem e contribuem para mudanças climáticas. Em 2.011, o consumo de cimento no Brasil atingiu a marca histórica de cerca de 50 milhões de toneladas. Em 2.012, com um crescimento de 8% no consumo, esse recorde foi batido, chegando a 54 milhões de toneladas. As cimenteiras fazem uso intensivo de energia para processar calcário – a queima dele em altos fornos – é a base da produção de cimento e gera as emissões de carbono que poluem e comprometem o meio ambiente.

- Escravidão na construção civil

O setor da construção civil lidera os casos identificados pela fiscalização do ministério do trabalho e emprego ( MTE ) como trabalho escravo, foram identificadas 849 pessoas em regime de trabalho análogo á escravidão na construção, segundo dados do grupo especial de fiscalização móvel do MTE .

3- SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.

O grande desafio de uma política econômica, seja empresarial ou governamental, é gerar crescimento econômico, lucro, renda e criar empregos sem ocasionar danos ao meio ambiente.

Título da Ação: CIMENTO ECOLÓGICO

Objetivo: Diminuir a emissão de gás carbônico no meio ambiente.

Ação: Substituir o comum pelo CPIII, que é um tipo de cimento que substitui parte do clínquer ( principal componente do cimento ) por escórias de siderúrgicas, material nobre que sobre da função de minério de ferro, coque e calcário. Disponível principalmente na região sudeste, onde estão as fabricantes de aço. O produto reaproveita 70% dos resíduos gerados pelas siderúrgicas.

Resultados esperados: A conscientização das empresas da construção civil sobre as emissões de gás carbônico que corresponde a quase 5% das emissões mundiais.

Além das vantagens ambientais, o CPIII tem maior durabilidade e é mais barato que os demais. É mais resistente, estável e impermeável em relação ao cimento comum, pois seu processo de hidratação ocorre mais lentamente.

Título da Ação: RECICLAGEM

Objetivo: Reutilização do entulho gerado pela construção civil, para o meio ambiente, qualidade de vida para a população e visando vantagem econômicas para as empresas atuantes na área.

Ação: O entulho da construção civil hoje, é responsável por 50% do lixo urbano do país, sendo assim um dos principais responsáveis das enchentes. Apesar de causar tantos problemas, o entulho deve ser visto como fontes de materiais de grande utilidade para a construção civil, pois o entulho ser transformado em matéria prima para componentes de construção, com qualidade equivalente aos materiais tradicionais.

É possível produzir agregados como areia, brita e bica corrida, para o uso em pavimentação, contenção de encostas, canalização de córregos e fabricação de argamassa e concreto possibilitando assim a fabricação de componentes como bloco, tubos para drenagem e outros.

Resultados esperados:

- Ambiental: Qualidade de vida, diminuir a deposição em locais inadequados, minimizar a quantidade de extração de matéria prima em jazigas.

- Econômico: A produção de agregados com base no entulho pode gerar economia de mais de 80% em relação ao preço dos agregados convencionais.

4- SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Capacidade de manter o ambiente natural viável a manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso ainda garante a qualidade de vida para o homem tendo em conta a habilidade, a beleza, o ambiente e suas funções como fonte de energias renováveis.

Título da Ação : ENERGIA EÓLICA

Objetivo : Usar de forma econômica e sustentável o que temos de melhor na natureza.

Ação : Substituir a energia elétrica de maneira natural extraída do vento de forma econômica e o uso de fontes de energias limpas e renováveis. O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse conhecido como turbina de vento, são ligadas a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e claro do regime do vento de cada região em que está instalada: o ideal é contar com ventos muito fortes, pois não é bom que sofram turbulências. O Brasil é o que mais tem potenciais eólicas no planeta.

Resultados Esperados: Economia de energia evitando danos no meio ambiente; que pouco a pouco está sendo destruído pelos consumos excessivos da população. Podendo assim ser revertido de forma econômica social e ambiental. Utilizar os recursos disponíveis no presente sem esgotá-los e comprometer o meio ambiente das gerações futuras.

Título da Ação: METALON – Substituição do madeiramento por Tubos Metalon

Metalon são tubos muito resistentes, compostos de carbono, o que sem dúvida torna o aço muito mais resistentes em todas as direções. Antes de suas vendas são testados tanto a parte química quanto a mecânica e levam um certificado de garantia. Esta estrutura de aço carbono conta com normas que podem ser soldadas, rebitadas ou até mesmo parafusada.

Objetivo: O uso deste material, tem como objetivo preservar nossas árvores dos desmatamentos, prevenindo assim a floresta de ser cada vez mais atingidas pelo desmatamento, sendo assim tendo uma visão sustentável com relação á construção civil.

Ação: A troca de madeiramento por tubos metalon em uma construção, é importante para que possamos diminuir o desmatamento florestal, contribuindo assim com o meio ambiente.

Resultados Esperados: Com esta ação, esperamos diminuir a utilização das madeiras na construção civil para que seja preservada nossa floresta, nossas árvores.

5- SUSTENTABILIDADE SOCIAL

Sustentabilidade social se refere a um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população.

Estas ações visa diminuir as desigualdades sociais, ampliar os direitos e garantir acesso aos serviços ( educação e saúde principalmente ), possibilitando ás pessoas acesso pleno a cidadania.

Título da ação: ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO

Objetivo: Visa a erradicação do analfabetismo no canteiro de obras e a conclusão do ensino fundamental.

Ação: As aulas aconteceriam na própria empresa após o expediente de trabalho sob a coordenação de professores especializados. Ao final do curso os funcionários passam por um exame de avaliação em escola pública.

Resultados Esperados: Profissionais motivados, mais preparado e que o funcionário se interesse por continuar esses estudos buscando se profissionalizar em algo.

Título da ação: SERVENTE E PEDREIRO

Objetivo: Levar o ser humano a descobrir mais conhecimento, prazer e auto-estima no trabalho realizado.Fazendo do serviço de servente e pedreiro um instrumento de cultura, de aprendizagem e acima de tudo de transformação.

Ação: Oferecer um curso de formação e capacitação ao trabalhador – curso técnico em engenharia civil – no período noturno das 19 ás 22 h sendo remunerado, afim de que o mesmo possa aperfeiçoar no campo de trabalho que atua sobre novas formas de informação com a finalidade de integrar o humano, o tecnológico, o individual, o grupal e o social.

Resultados Esperados: Que seja desenvolvido competência e habilidade no campo profissional onde o trabalhador ( servente e pedreiro ) possa ter um salário mais digno e humano. E que o seu trabalho se torne mais prazeroso, com melhor formação no mercado de trabalho, visando sucesso na área financeira. Assim, podendo se interar sobre projetos, elaboração de planilhas de orçamentos, controle de qualidade, e a partir de instruções e normas de supervisores poderão preparar esboços, elaborar cronogramas para execução de obras, preparar relatórios, assim como supervisionar a construção de obras de infraestruturas, coordenando as atividades de equipe de trabalho.

6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Descobrimos aqui que a construção civil é uma das principais fontes de poluição em nosso meio ambiente, e que para mudarmos este quadro são necessário muitos investimentos e principalmente conscientização.

Mas isso é possível fazendo pequenas ações que fazem uma grande diferença, como, a troca de um cimento convencional por um ecológico, que resulta menor emissão de gás carbônico no meio ambiente; reciclagem de entulhos, evitando assim enchentes e outros danos; a substituição do uso de madeiramento por metalon, diminuindo o desmatamento florestal; aderir o uso da energia eólica, de modo a aproveitar os recursos naturais agredindo menos o ,meio ambiente; podemos citar também algumas ações sociais que fazem grande diferença na sociedade como a erradicação do analfabetismo e cursos profissionalizantes oferecidos pela empresa.

Ou seja, quando nos tornamos consciente a melhora se faz possível, pois o principal obstáculo quanto á sustentabilidade é a conscientização dos indivíduos e empresas.

Vale ressaltar que uma empresa sustentável tem muito a ganhar, pois ao contrário do senso comum, um estudo realizado em Harvard mostra que a sustentabilidade dá lucro, dados mostram que empresas de alta sustentabilidade apresentam melhores taxas de retorno e que o patrimônio de uma empresa de alta sustentabilidade valoriza até 33 vezes mais.

Quanto antes as pessoas, governo e empresas despertarem para esta realidade, mais rapidamente poderemos construir o desenvolvimento sustentável que desejamos.

7- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INDUSTRIA E TECONOLOGIA METALON, Disponível em:

http://www.industriaetecnologia.com.br/industria/voce-sabe-o-que-e-metalon-e-para-o-que-ele-e-usado/ Acesso em: 16 out 2014.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, Disponível em:

http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-eolica Acesso em 20 out 2014.

INTITUTO ETHOS, Disponível em :

http://www3.ethos.org.br/conteudo/gestao-socialmente-responsavel/ Acesso em 14 out 2014.

ABRECON, Disponível em:

http://www.abrecon.org.br/Conteudo/8/Aplicacao.aspx Acesso 14 out 2014.

PLANETA SUSTENTÁBIL, Disponível em:

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia /casa/conteudo_270173.shtml Acesso em: 18 out 2014.

RESPONSABILIDADE SOCIAL. Disponível em:

http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/ Acesso 28 out 2014.

...

Baixar como  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »