TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Por:   •  3/12/2015  •  Dissertação  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

Sustentabilidade Monografia – Resumo

A sustentabilidade é um dos temas mais discutidos no mundo inteiro, pelos governos, empresas ou pessoas, a sustentabilidade é um conceito que está ligado à capacidade de um sistema manter-se em funcionamento por um longo período em baixo custo sem ter grandes malefícios na natureza.

O resultado dos temas mais discutidos no mundo gerou a criação de um novo conceito de desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento e o ambiente. A primeira grande assembleia ocorreu em 1982, que foi promovida pela Organização das Nações Unidas. Depois de vários encontros se levantou a questão de conservação do ambiente para o desenvolvimento sustentável e a utilização dos recursos naturais. E nessas assembleias foi criada a agenda 21 que é um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governosempresasorganizações não governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.

A busca da sustentabilidade pelas empresas esta alterando algumas linhas de produções, que agora devem utilizar tecnologias ambientalmente e socialmente adequadas, com isso gerando produtos de qualidade e sem agredir o meio ambiente e o bem-estar humano. Esses novos métodos estão sendo introduzidos nas maiorias das empresas, visando se manter forte no mercado internacional onde a demanda por responsabilidade ambiental de empresas será cada vez maior por consumidores e investidores e pelo fato que esses métodos podem reduzir custos e aumentar a receita.

As primeiras mudanças que as empresas fizeram foi tratar seus resíduos e suas emissões devido ao processo de fabricação, e assim evitando a poluição ao meio ambiente, esse tratamento chamado de “fim de tubo” é uma alternativa para as empresas que buscam a adequação as normas, porem esse tratamento gera um custo extra com o aumento do consumo de energia, de matérias, com a complexidade do sistema e riscos.

Outra ação que as empresas desenvolveram foi a “produção mais limpa” que busca evitar a geração de resíduos, aproveitando o máximo de matéria prima possível para o processo produtivo. Esse tipo de produção limpa, além de ser “mais barato” para a empresa ele tem um impacto positivo melhor ao meio ambiente, onde não gera muitos resíduos, utiliza para a energia, matéria-prima resíduos que seriam descartados em uma produção que não faça a utilização deste método.

Na hora da adequação a longo prazo é preferível as medidas limpas em comparação a “fim de tubo”, pois elas diminuem a emissão direta ao meio ambiente

O país atualmente sofre muito com a falta de água, com custo de energia muito alto, e com a adequação a métodos de produção mais sustentáveis além contribuir muito com a população o pais e a natureza do mundo, a empresa terá uma grande diferença nos custos, onde os gastos da adequação não surtiram efeito na conta da empresa, pois será mais vantajoso, trazendo maiores lucros.

Empresas que tem uma forma pró-ativa de agir e pensar podem lucrar muito com a produção ecoeficente, produtos que tem um ecodesing ou seja são “produtos verdes” poluem e denigrem menos o meio ambiente e consegue ter uma perda de valor menor conforme o passar do tempo além de trazer um atrativo de ser politicamente correto, assim conseguindo ser mais vantajoso ao cliente e a empresa.

No momento atual algumas empresas já estão tentando ser mais sustentáveis, mas o principal objetivo por enquanto e se adequar as normas e o controle de custos. Empresas que estão aderindo a meios sustentáveis em pouco tempo conseguem visíveis melhorias.

Nesta evolução das empresas existem alguns estudos ondes alguns estágios de mudanças são relatados a fim de se obter um modelo.

Primeiro estagio é a adequação as normas legais, pois assim diminuem-se os riscos e aumentam as chances de inovação.

Porem seguir regras mais rígidas de controle não é nada fácil é necessário um controle de profissionais altamente preparados.

O segundo passo é a reformulação da cadeia de produção, onde será pensado meios de utilizar o máximo possível e evitar o possível para que não tenha resíduos e desperdícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com