TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Econômica

Pesquisas Acadêmicas: Sustentabilidade Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

Polo: Colégio Melo Cavalcante

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Aluno

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

TUTOR EAD: RAMOS LIMA

Boa Viagem-CE

04\11\2014

 INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil ocupa de destaque na economia no Brasil. Com isso muitos empreendedores, querem fazer modificações dentro de suas empresas buscando uma nova forma sustentável para os seus trabalhos, tendo essas mudanças tanto no setor econômico, social e ambiental, trazendo para suas empresas programas que beneficiem a sociedade.

Mais para que isso aconteça é preciso que seja traçados objetivos, que visem uma ação dentro da empresa para se obter um resultado positivo, e que seja o esperado para a empresa e para a sociedade. As atividades da construção civil pode ser um pouco degradante no que diz respeito aos princípios da construção sustentável. Mas o homem deve obter certa harmonia com o meio ambiente para que a já menos degradação ao meio ambiente, social e econômico.

Passo1. Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente.

Toda edificação produz impactos, sejam ambientais sócias ou econômicas levando em considerações que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade em virtude da implantação de novas edificações. A construção civil é responsável por vários reflexos, ao local e região onde se instala obra, causados por suas atividades direta ou indiretamente. Desde a fabricação do cimento e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alterações de uma área da terraplanagem. Esses reflexos são de cunho ambiental, social e até mesmo econômico. Citando o espaço urbano pode-se perceber, e prever em boa parte do terreno, o impacto visual causado pela obra, poeira e barulho, causando, geração de resíduos da construção, entre muitos outros que poderiam ser citados.

Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente ou até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo e sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos, etc.. Os impactos, além de ambientais, também influenciam o meio social, econômicos e visuais, um terreno pode ser valorizado, mais também pode ser desvalorizado, mediante poluição visual, sonora, sombreamento de áreas que necessita de insolação, empecilho para a ventilação, entre outros.

Passo 2. Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Econômica.

Título da Ação: Sustentabilidade Econômica

Objetivo Ação Resultados esperados

 Racionalização de uso de Energia Elétrica.

 Educação. A. Fontes renováveis de energia. Integrar e desenvolver redes de negócios independentes e corresponsáveis, nos quais a produtividade esteja atrelada e seja viabilizada pelo o retorno dos recursos utilizados nos processos de sua cadeia produtiva.

B. Formar mão de obra qualificada e especializada. Estimular as pessoas para lidarem de forma eficaz com a limitação dos recursos naturais. Possibilitar ainda que as pessoas sejam capazes de avaliar os limites e potencias de suas decisões, conjugando ação com reflexão na sua melhor forma.

A. Construir um processo de ensino. Colaborar para o desenvolvimento de instituições sociais e sistemas democráticos e participativos, que torne a sustentabilidade parte do dia a dia das pessoas.

 Ter visão sistêmica.

 Desenvolver produtos e serviços sustentáveis.

 Ter metas de obtenção A. Criar condições para uma educação com responsabilidade sócio ambiental. Ter espaços formais e informais de ensino e de aprendizagem, para que as posturas individuais tornem-se posturas coletivas inovadoras para as soluções inovadoras.

B. Conseguir melhores retornos econômicos e financeiros. Fortalecer a marca e a imagem da empresa, compreendendo as preocupações do consumidor e analisando o ciclo de vida de cada produto.

C. Eficiência na utilização de fontes renováveis e não renováveis, de recursos naturais. Trabalhar em parceria para desenvolver produtos e serviços ambientalmente amigáveis e reduzir desperdícios da operação. Tendo como exemplo de praticas cotidiano e pouco significativo, como reciclar papel e cartuchos usados de impressoras.

A sustentabilidade está baseada para muitas empresas entre uma comparação, tanto das politicas de desenvolvimento como também nas politicas ambientais, como também entre custos e benefícios, visando o fortalecimento da proteção ambiental e um aumento de forma sustentável nos níveis de bem estar, dessa forma é mantida a maximização dos lucros.

A sustentabilidade econômica esta relacionada em duas dimensões, de um lado, a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos e, de outro, o fluxo regular do investimento público e privado. A economia não deve ser avaliada apenas com base na lucratividade das empresas, mais também levar em conta os aspectos macrossociais como impacto do fluxo monetário existente entre empresas, governo e população. Mas de nada adianta a organização ser ambientalmente correta e socialmente justa, se ela não se mantiver competitiva no mercado.

Passo 3. Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Ambiental.

Título da Ação: Sustentabilidade Ambiental

Objetivo Ação Resultados esperados

 Inovar nas tecnologias.

 Aproveitar a energia solar. A. mudanças climáticas. Melhorar radicalmente a produtividade dos recursos naturais.

B. segurança energética. Ter a disposição uma ampla matriz energética, que fortaleça o desenvolvimento tecnológico.

C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com