TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade - a reutilização de água

Seminário: Sustentabilidade - a reutilização de água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Seminário  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Sustentabilidade - Reaproveitamento da Água

A água é um dos recursos naturais que mais tem sofrido com o desenvolvimento do país, e com o aumento populacional nos grandes centros. Esse recurso é essencial à sobrevivência humana e do planeta, motivo pelo qual se faz necessário encontrar alternativas para o seu melhor aproveitamento.

Entre vários recursos naturais, esse é de extrema importância para nossa sobrevivência. O ser humano e os animais desapareceriam e toda a natureza se transformaria em chão seco e empoeirado e assim mundo não seria mais um lugar para se viver sem a água para nos nutrir e suprir nossas necessidades diárias.

É difícil, mas é a realidade. O que se acreditava ser um recurso natural, pode acabar se esgotando, mas somente de uns anos para cá começamos a entender que se não tomarmos cuidado, podemos acabar ficando sem água.

Não dependemos de ninguém para colaborarmos com o meio ambiente, cada um de nós pode fazer a sua parte e evitar esse desastre ecológico, com consciência e medidas simples que além de ajudar o meio ambiente diminuem nossos gastos financeiros.

Temos como exemplo dessas medidas o reaproveitamento da água. A água da máquina de lavar, por exemplo, pode ser reaproveitada para lavar o quintal e a água que escorre das loucas limpas pode ser aproveitada para aguar plantas.

Outra forma de reaproveitamento da água é utilizar a água da chuva que pode ser feita com um pouco mais de tecnologia, ou seja, com o uso de cisternas para comportar a água da chuva e filtros para retirar folhas e outros detritos nela encontrados e um sistema de bombeamento que a leve até a caixa de água, separando-a da água potável, ou de forma mais rude, utilizando recipientes para comportar a água e limpeza através do processo de decantação, sendo utilizada apenas em funções mais simples que não necessitem de aparelhagem e pressão.

É importante lembrar que a água da chuva não é recomendada para beber ou tomar banho, mas para lavagens de carros, roupas, louças, aguar jardins, utilizar em descargas, etc.

Outras medidas simples de redução do consumo são manter a torneira fechada ao ensaboar a louça, ao escovar os dentes, lavar as mãos rapidamente, não demorar nos banhos, não colocar nos copos água a mais do que deseja beber entre outras pequenas atitudes de economia que podem ajudar muito na preservação da água e colaborar com um modelo de sustentabilidade que deve ser seguido para que tenhamos uma vida melhor.

A reutilização tem ainda o seu apelo no aspecto econômico, tendo em vista que na maioria das cidades o esgoto é cobrado em função do consumo de cada litro de água, portanto ao diminuir o consumo de água tratada, diminui-se automaticamente o volume de esgoto a ser produzido.

Contudo, vale frisar, que o reaproveitamento de água, não deve atender apenas ao apelo econômico, pois acima de tudo o país precisa tomar medidas que economizem este recurso, tendo em vista a escassez de água, cada vez mais comum em muitos locais, pois só assim contribuiremos eficazmente para a preservação dos mananciais existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com