TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEO CONTABILIDADE

Trabalho Escolar: TEO CONTABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  235 Visualizações

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

ETAPA 04

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2012

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

ETAPA 04

Atividade Prática Supervisionada apresentada à Disciplina Teoria da Contabilidade, ministrada pelo Professor Assis Martins Moreira, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Ciências Contábeis, da Anhanguera Educacional.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2012

Os primeiros sinais de que existia Contabilidade na antiguidade

Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se por volta de 8.000 a.C; em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana. Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar um boi. Se esse boi fosse transferido para outra pastagem, ou fosse mandado para ser tosquiado, ou fosse emprestada, a sua ficha seria igualmente transferida para outro receptáculo de barro, registrando dessa forma a transação e auxiliando o controle do patrimônio por parte do proprietário. Dessa forma, um único evento contábil (por exemplo, um empréstimo de um boi) envolveria dois receptáculos de barro, um que forneceria uma ficha e outro que receberia esta ficha. Isto seria um duplo registro da transação, ou em outras palavras, um lançamento de partida dobrada.

Os antigos romanos se preocupavam em registrar cuidadosamente o seu patrimônio pessoal, utilizando tábuas de cera gravadas

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com