TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE GOIÂNIA-GO 7130

CURSO DE GRADUACAO CIÊNCIAS CONTABÉIS

Adrià Cristina Manso: RA 8177755364

Camila Barbosa Sampaio: RA 447601

Marcos Paulo Queiroz Silva: RA 8116718507

Paula Fernanda G.R. Silveira: 1299829561

Reinaldo Francisco Manso: RA 8142758707

Thiago Apolinário Silva: RA 8174755334

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

CIÊNCIAS SOCIAIS

Professora Presencial: Francilene Nascimento.

Tutor a Distancia: Profª Mariciane Moraes Nunes

GOIÂNIA

NOVEMBRO 2013

SUMARIO

INTRODUÇÃO 3

CAPITULO I: CIENCIA SOCIAL 4

1.1 Cultura 4

1.2 Individuo 5

1.3 Sociedade 5

CAPITULO II: FILME- A CLASSE OPERARIA VAI AO PARAISO 6

2.1 Ciências sociais em relações as questões trabalho, consumo e sociedade. 6

2.2 As Interações Sociais Existentes no Cotidiano da Sociedade Atual. 7

CAPITULO III: DOCUMENTARIOS: BUMBANDO E ILHA DAS FLORES 8

3.1 Imagens que Mostrem as Divergências Sociais 8

CAPITULO IV: DOCUMENTARIO PAJERAMA 9

4.1 Situações Cotidianas de Exploração do Meio Ambiente 9

CONCLUSÃO 11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 12

INTRODUÇÃO

A Ciência Social e caracterizada pelo estudo sistemático do comportamento social do ser humano, o objetivo e ampliar o conhecimento sobre o mesmo em suas interações sociais e suas diversas dimensões, que podem ser dividida em quatro teorias – social, Politica, cultural e econômica.

O foco principal é o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. Através deste estudo se analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões.

Todo o ser humano, desde o seu nascimento à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver — a realidade social. As pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até à expansão da esperança média de vida, etc., tudo faz parte da realidade social. Essa realidade, aparentemente simples para quem nela vive, é, porém, muito complexa e qualquer acontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas, mesmo daquelas que nem sequer conhecemos ou convivemos.

A diversa abordagem para a denominação de Ciência Social. Apesar de cada uma focar e um determinado fenómeno social, todas elas se baseiam na realidade social. É por isto que não se pode deixar de referir a Complementaridade das mesmas.

CAPITULO I: CIENCIA SOCIAL

1.1 Cultura

Para os autores Clifford Geertz e Michel de Certeau( De Certeau, Michel, Dominique. A beleza do morto: o conceito da cultura popular) o conceito de cultura popular, denota-se do padrão de significados incorporados aos símbolos e historicamente transmitidos. Expressões de forma simbólicas por meio dos quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seus conhecimentos e suas atitudes em relação à vida.

A definição da mesma em ciências sociais e um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

O conceito que abrange é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que acerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, entre outros.

A principal característica da mesma é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

1.2 Individuo

Segundo Peter Berger e Thomas Lukmann(A construção da social da Realidade de 1976) “A socialização primária é a primeira socialização que o individuo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade”, Através da socialização primaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com