TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Artigos Científicos: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A palavra administração vem sendo usada freqüentemente no dia-a-dia. Vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro.

Administração é o processo de tomar decisões e utilizar recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia.

Está cada vez mais evidente que por meio da ação de administrar, as organizações estão dinâmicas e desenvolvidas. No mundo de hoje, praticamente tudo gira em torno da Administração.

A Administração necessitará cada vez mais compreender as normas, valores e visões do mundo dos colaboradores diretos, grupos, unidades e de toda a organização. É algo que ultrapassa a mera referência à visão/missão da organização, descrição de postos de trabalho, organograma e ferramentas a serviço da organização. As pessoas participam e contribuem para o seu conhecimento, para o conhecimento da organização onde trabalham, para a família, etc.

Buscaremos ao longo da pesquisa discorrer sobre a relevante habilidade humana que é a Administração, com ênfase no surgimento das Teorias da Administração, os antecedentes históricos da Administração, compreendendo o contexto em que ela surgiu e qual o objetivo.

DESENVOLVIMENTO

O ato de administrar é considerado uma habilidade humana, pois se utiliza constantemente das características humanas. Um breve exemplo seriam as definições, segundo Henri Fayol, sobre o ato de administrar: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, constatando que todas essas capacidades são consideradas habilidades humanas.

Para obtenção das melhores maneiras de administrar, o administrador deve desenvolver e utilizar várias habilidades. Essas habilidades são dividas em três tipos – Técnicas, Humanas e Conceituais. O administrador deve fazer uso das três em uma comunhão, para executar bem seu papel mediante a organização.

As habilidades técnicas são ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico aplicado as tarefas. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento. São importantes para os gerentes de primeira linha e os trabalhadores operacionais.

As habilidades humanas são necessárias para um bom relacionamento. O administrador com essa habilidade tem um bom desenvolvimento em equipe, e atua de forma eficiente e eficaz como líder. Compreende-se que para um bom exercício de um líder essa habilidade é importante.

As habilidades conceituais são importantes para o proprietário ou presidente da empresa. É a capacidade de manter a visão da organização como um todo, influenciando na direção e administração da empresa. Imprescindíveis aos administradores de topo.

A Administração é uma história recente, com desenvolvimento lento e que iniciou no século XX, em decorrência dos acontecimentos históricos e sociais.

As Teorias da Administração tiveram sua importância reconhecida a partir desse período, com a influência dos filósofos: vem desde os tempos da Antiguidade e teve suas primeiras definições a partir dos pensamentos dos filósofos, da Igreja: durante muito tempo as normas administrativas e a organização pública ficaram a cargo da Igreja católica, das organizações militares: resultam da organização militar daquela época, uma organização linear com princípio da unidade de comando e a escala hierárquica, dos economistas liberais: conceitua a livre concorrência e o liberalismo econômico, dos pioneiros e empreendedores: crescimento da preocupação com o consumo direto e preocupação com os meios de redução de custos, e com o advento da Revolução Industrial como fator determinante, onde era necessário começar a produzir em larga escala. Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas. Nesse ponto está o ápice para o mundo administrativo, organizacional.

Cada teoria foi criada possuindo uma abordagem, com isso cada uma enfatizou ou evidenciou os valores e relações econômicas, sociais e políticas da época em que foram criadas. Para o avanço revolucionário que a Ciência Administrativa alcançou e para acompanhar as rápidas mudanças, as teorias foram desenvolvidas buscando as adaptações necessárias para sobrevivência das organizações.

Surgem na ordem que se segue as Teorias da Administração, cada uma evidenciando uma época, e superando as falhas da outra.

Surge a Administração Científica – segundo Taylor, o operário não tinha mais direito de escolher seu jeito pessoal de executar a tarefa, pois dificultava a supervisão, o controle e a padronização de utensílios e ferramentas de trabalho, foi imposto a partir de então um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas, tornando assim o funcionário eficiente em suas atividades. Simplificação e padronização tornaram o trabalho mais eficiente naquela época e uma produtividade sempre maior. Na Teoria Clássica – para Fayol, era a síntese da estrutura organizacional, suas relações e funções dentro do todo. Preocupação com as regras do jogo. A Teoria da Burocracia – Weber afirmava que era uma organização formal voltada para a racionalidade e eficiência, mas não leva em conta a variabilidade do ser humano. Usada na Era Industrial, quando o mundo mudava pouco e de modo ordenado e previsível. Na Teoria Estruturalista – a necessidade era de que a organização fosse vista como uma grande e complexa unidade social, onde os grupos sociais interagem. Logo, na Teoria das Relações Humanas – o esforço era rumo à humanização das empresas, preocupação com a satisfação no trabalho. Na Teoria Comportamental – a decisão é mais importante que a ação subseqüente, o comportamento individual explica o comportamento organizacional, o administrador precisa conhecer as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com