TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DAS FINANÇAS

Trabalho Escolar: TEORIA DAS FINANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  4.948 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual é o papel da ideologia na hegemonia de um grupo sobre a sociedade civil?

A superestrutura ideológica ou ideologia é a visão de mundo embutida na superestrutura institucional que tem o papel de convencer as pessoas a aceitarem a moral, os costumes e as regras sociais até por consenso.

2. Caracterize o conceito de hegemonia, relacionando-o à crise hegemônica e à revolução passiva.

A hegemonia é a dominação de um grupo especifico sobre outro grupo, utilizando uma ideologia como base. Com base nisso, a crise hegemônica pode decorrer de erros de avaliação de estratégias que enfraquecem a liderança ou a legitimidade política do grupo hegemônico. A crise hegemônica, no entanto, pode ser estimulada por meio da competição ideológica. Parte desse processo de competição ideológica é o que Gramsci chama de guerra de posição. Já à revolução Passiva é uma estratégia do grupo dominante para continuar hegemônico em momentos de crise.

3. Novas ideologias são usadas como instrumento de contestação ao grupo hegemônico. Como os conceitos de intelectual orgânico e de guerra de posição se encaixam nesse processo?

A Guerra de Posição como instrumento de contestação em vez de um ataque frontal ao Estado, como em algumas revoluções, pauta-se num trabalho meticuloso de conquista das mentes, essa conquista seria feita pelos intelectuais orgânicos em pequenos ataques locais, ao mesmo tempo em que buscariam a proteção das regras sociais existentes naquele momento, o papel do intelectual orgânico seria então o de propagar uma ideologia concorrente àquela da fração de classe dominante.

4. Considere as sentenças, a seguir, e indique-as como falsas ou verdadeiras. Justifique sua escolha. Na teoria política inspirada na concorrência entre empresas:

a) Os cidadãos escolhem combinações de bens e de serviços públicos por meio de plataformas de partidos políticos;

V – Os cidadãos escolhem suas plataformas políticas de acordo com as propostas.

b) Os burocratas são generalistas que tomam as decisões sobre as múltiplas questões que aparecem nas plataformas políticas;

F- Os burocratas (funcionários públicos) executam as decisões dos políticos.

c) plataformas políticas são um meio de reduzir custos de informação na hora de escolher entre diferentes combinações de bens e de serviços públicos.

V- Pois as plataformas já apresentam as informações necessárias, assim facilitando a comparação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com