TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO CONHECIMENTO

Trabalho Escolar: TEORIA DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

1. As folhas de pagamento de Companhia de Construções Kelly são preparadas pelos apontadores, nos canteiros de obras, e então encaminhadas ao escritório central, para preparo dos cheques. Como os operários de construção não gostam de esperar pelo pagamento, o escritório central prepara o mais rápido possível. Cerca de 1.500 homens, em 30 diferentes locais, podem estar trabalhando ao mesmo tempo. O gerente geral da empresa acha que as folhas de pagamento têm aumentado, sem um correspondente aumento da quantidade de serviço feito, mas ele não tem tempo nem conhecimento técnico para descobrir exatamente o que está errado.

Embasado no estudo de caso:

• Defina uma ação prática que poderá ocorrer em erro ou fraude na empresa analisada. (2,0 pontos)

Resposta:

a. Pode está havendo inclusão de funcionários fantasmas

b. Erros nos cálculos da folha de pagamento.

b) Como auditor interno o que você sugere para a empresa como melhoria para o sistema adotado? (2,0 pontos)

Resposta:

• Avaliar o tipo de rotina executada e com base nas falhas criar controles internos que não só identificará os erros ou fraudes praticados, bem como impedirá que voltem a ser praticados.

• Para isso, a empresa passará a efetuar os pagamentos via conta salário.

2. A Contabilidade e os procedimentos de controle interno relacionados com a compra de material para a Cia Branden, uma indústria de tamanho médio que fabrica máquinas especiais sob encomenda, foram descritos da seguinte forma:

Depois de aprovadas pelo chefe do departamento de fabricação as solicitações de compra de material são encaminhadas ao supervisor do departamento de compras, que distribui essas solicitações pelos diversos empregados sob seu controle. Estes preparam pedidos de compras pré-numerados, em 3 vias, conferem os números e enviam a via original ao fornecedor. Uma das cópias é enviada ao departamento de recebimentos de mercadorias, onde é utilizado como relatório de recebimento. A outra cópia é arquivada no departamento de compras. Quando os materiais são recebidos, são transferidos diretamente para o almoxarifado e fornecidos ao chefe do departamento de fabricação, sem requisições formais. O departamento de recebimento envia o relatório de entrada de mercadorias (com sua cópia de pedido de compra anexada) ao departamento de compras, ao almoxarifado e ao departamento de contabilidade. O empregado do departamento de compras confere descontos, somas e multiplicações, rubricando a fatura como pagamento. A fatura é então enviada para a seção de comprovantes de departamento de contabilidade, onde ela é codificada para distribuição na conta, recebe um número de ordem, é lançada no registro de comprovantes e arquivada de acordo com a data de vencimento.

Nas datas de pagamento, os cheques pré-numerados são requisitados ao Caixa pela seção de comprovantes e preenchidos, com exceção da assinatura. Depois de preenchidos, os cheques são devolvidos ao Caixa, que os autentica na máquina de assinaturas, confere a sequência numérica, passando-os aos encarregado da escrituração de pagamentos para lançamento no livro de pagamento. Este encarregado devolve então os cheques à seção de comprovantes, que anota as datas de pagamento no registro de comprovantes, coloca os cheques no envelope e os envia a seção de correspondência. Os comprovantes são então arquivados em sequência numérica. No fim de cada mês um dos encarregados dos comprovantes prepara uma fita de máquina de somar com itens não pagos, constantes do registro de comprovantes, comparando ainda seu total com o saldo do razão geral e investigando qualquer diferença descoberta com essa comparação.

Você foi contratado como auditor interno para realizar uma auditoria operacional nesta empresa. Analisando o caso anteriormente mencionado responda as questões que seguem:

a) Mediante a conceituação de autoria operacional é possível você auxiliar a empresa em estudo? Fundamente sua resposta. (2,0 pontos)

Sim.

Orientarei que a empresa tenha um bom sistema de controle interno de acordo com a funcionabilidade, onde será elaborado um diagnóstico identificará as falhas e a partir dele será avaliada a situação da empresa.

Com base nos resultados serão desenvolvidos métodos e recursos mais eficientes que com a economicidade atingirão a eficácia.

• Verificar e analisar a estrutura da empresa.

• Verificar e analisar as atividades desenvolvidas na empresa e suas rotinas, relatando, registrando as ações.

• Acompanhar as ações para posteriormente analisar seu desempenho.

3) Você foi contratado como auditor operacional para executar a auditoria no setor da área financeira.

Durante a execução dos exames de auditoria, vocês solicitaram os relatórios de contas a pagar e a receber da empresa. O responsável pelo departamento informou que os controles eram efetuados em um sistema instalado no computador do departamento, e imprimiu um relatório para que vocês analisassem. Ao analisarem o relatório, observaram que a empresa possuía muitas contas a receber em aberto, e que estas contas estavam vencidas há mais de 60 dias. Vocês questionaram o responsável pelo controle de contas a receber, e este informou, que fazia aproximadamente 30 dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com