TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Escolar: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa nº 1

A ADMINISTRAÇÃO COMO HABILIDADE HUMANA E OS ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.

Abordaremos nesse trabalho o seguinte tema: A Administração como evento social sendo uma habilidade humana e sobre os acontecimentos que ocasionaram o surgimento das teorias da administração.

HABILIDADE HUMANA: capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz, tendo capacidade de educá-las, ensiná-las, orientá-las, liderá-las e motivá-las continuamente. esta habilidade, para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento de uma pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

ACONTECEMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: como área do conhecimento foi marcado pela publicação dos estudos de Taylor no começo do século XX, a partir deste ponto, uma evolução crescente, necessariamente acompanhando a própria evolução social, a organização é um elemento social que tem o objetivo de satisfazer as necessidades dos demais elementos existentes em cada sociedade, quando houve a transição da idade média para o Renascimento, a riqueza, o poder, passam da posse da terra, para o dinheiro e a auto-suficiência passa para a acumulação de excedentes, fomentado o surgimento do capitalismo industrial é a inserção das máquinas aplicadas à produção de bens, que, aliada a concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou gradativamente a produtividade. Essa evolução também aumentou a complexidade dos problemas, nos negócios da sociedade, pois elevou-se intensamente o êxodo rural, com isto houveram um crescimento das áreas urbanas, as cidades, com a necessidade de infra-estrutura. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho dos operários, suas idéias referem-se a prática da divisão do trabalho, teoria da administração, a busca de Taylor é a organização científica. O aprofundamento da Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XIX gerou inúmeras conseqüências para a sociedade, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e aumento da complexidade das organizações empresariais. O aparecimento de novas tecnologias, invenções, inovações técnicas e sociais, e a tendência de concentração do capital, ocasionou o surgimento de grandes fábricas responsáveis por empregar - em um só local – centenas e às vezes milhares de seres humanos que só tinham a força de trabalho a oferecer aos detentores dos meios de produção.

Dentro desse contexto de grandes mudanças econômicas, sociais e demográficas, muitos estudiosos e profissionais começaram a perceber o quão difícil se tornava a organização e o controle dessas grandes empresas, as quais precisavam lidar com diversas variáveis, ao mesmo tempo em que buscavam garantir o lucro necessário à manutenção do empreendimento.Como havia a necessidade de produção em massa, devido à demanda sempre crescente e a exploração de novos mercados, a relação empregado x empregador parecia ser a mais complexa.

Surge, então, neste momento, no despontar do século XX, os primeiros trabalhos de cunho científico na administração. Os expoentes dessa fase científica foram dois engenheiros: Frederick Winslow Taylor, responsável pelo desenvolvimento da Escola da Administração Científica, e Henri Fayol, criador da Teoria Clássica. Dessa forma, a chamada Abordagem Clássica da Administração é formada pelas duas abordagens construídas por esses dois pesquisadores.

O aspecto fundamental da teoria desenvolvida por Taylor é a busca do aumento da eficiência da organização, por meio da racionalização do trabalho e da obtenção de métodos mais eficientes de controle dos trabalhadores.

O trabalho de Taylor visou resolver o problema da dependência do capital frente ao trabalho. Para isso, a administração deveria entender, sistematizar e normatizar a execução das tarefas dentro da organização, visando a máxima produtividade por meio das ferramentas adequadas.

Finalizando sua caracteriza como uma forma de controle do capital sobre os processos de trabalho, através do controle de todos os tempos e movimentos do trabalhador. A Teoria Clássica da Administração de Henri Fayol surgiu logo depois dos primeiros estudos e resultados de Taylor realizados nos Estados Unidos assim como a Administração Científica, a Teoria Clássica se caracterizava também pela busca da eficiência organizacional, porém com um foco diferenciado: a estrutura da organização e as funções gerenciais.

Fayol também desenvolveu alguns princípios gerais da administração, os quais são a base de sua teoria. São alguns deles: divisão do trabalho (a especialização torna o indivíduo mais produtivo); unidade de comando, em que Fayol estabelece que o empregado deve ter somente um chefe, para evitar conflitos de comando; remuneração, como importante fator de motivação; cadeia escalar, em que se diz que a hierarquia é necessária, porém a comunicação lateral também é importante, espírito de equipe, equidade e justiça na condução da empresa; ordem material, social e estabilidade de pessoal, para minimização dos custos com desenvolvimento da equipe.

Isto posto, acreditamos que a ciência da administração é uma ciência em constante evolução, pois a cada novo dia surgem novos conflitos e novos desafios ao administrador moderno, que precisa constantemente buscar novas soluções e novas perspectivas para lidar adequadamente com o universo de possibilidades que se apresenta diante de si.

Etapa nº 2

SURGIMENTO DAS ABORDAGENS HUMANÍSTICA, NEOCLÁSSICA E ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO

Introdução:

Abordaremos nesse trabalho o seguinte tema: Razões do surgimento das abordagens Humanísticas, Neoclássicas e Estruturalistas da Administração, visando definir e apontar as razões do seu surgimento .

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com