TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CIVIL

Pesquisas Acadêmicas: TRABALHO DE CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

Antropologia na Educação

Para iniciarmos este artigo sobre a Antropologia na Educação é necessário conhecer o termo Antropologia, desde seu conceito ao seu objetivo como ciência humana. Esse termo abordado tem como objeto de estudo o próprio homem a partir do seu surgimento até os dias de hoje, avaliando seu comportamento biológico e cultural, como também, seu relacionamento social.

Quando se fala em cultura, torna-se mais forte a abrangência da Antropologia, pois as culturas sempre se formaram e a cada dia que passa surgem outras, podendo dizer que o homem é um formador de culturas, e que elas se entrelaçam entre si. Em cada parte de nosso globo terrestre existem inúmeras sociedades e formas culturais, e elas além de viajarem para outros pontos dele, acabam sofrendo influência umas das outras, ou seja, os povos possuem suas próprias culturas e absorvem hábitos e costumes de outras sociedades.

Dessa forma é impossível que não haja uma modificação no comportamento das pessoas que têm contato com uma nova cultura, pois a mente pensante do homem vai observar e refletir sobre aquele novo costume, aderindo-o ou não. Hoje as diversidades são incontáveis que vão desde músicas, comidas, vestes, religião e a aderência de novos comportamentos pessoais, afinal o que observamos é a influência de nossos jovens com o “jeito de ser” de outras nações.

É a partir dessas influências que podemos dizer que o homem não só adquiri e permanece com sua cultura, mas o meio social em que vive o torna um ser mutável e mediador cultural. Todos nós possuímos nossas características próprias por incorporamos o que vimos ou escutamos, é assim que se forma o ser cultural alterando seu comportamento, que por muitas vezes não é para sua evolução social, pois não só são repassados traços evolutivos, e sim uma variedade maléfica de comportamentos.

Muitas vezes uma sociedade sofre interferência cultural de outro povo, podemos exemplificar nossos estudantes que permanentemente são atingidos por novos hábitos e costumes alheios. Observamos tamanha modificação que eles sofrem com a introdução, por exemplo, das redes sociais e outras tecnologias pertencentes a outros ambientes sociais, utilizando-os na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com