TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Por:   •  6/12/2020  •  Artigo  •  3.758 Palavras (16 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

ENGENHARIA QUÍMICA – TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

ALUNAS:  JESSICA BERNARDI;

                  MARIA JULIA ZAMBON ROSA;

                  NATÁLIA FELIPPE.

              Prof. Eduarda Frinhani                                                            DATA:16/03/2020

As questões a seguir devem ser respondidas pelo grupo que realizou a aula prática, devendo-se consultar o material da aula (Resolução Conama 430/11 e 357/05, Código Ambiental Catarinense - Lei 14.675/2009).

Obs: para melhor interpretação dos resultados obtidos em aula prática, foram incluídos dados referentes a amostra de efluente bruto (sem tratamento) e água do corpo receptor coletadas a jusante e a montante da ocorrência.

[pic 1][pic 2][pic 3]

INTRODUÇÃO

        O efluente de uma empresa de curtimento de couro tem sido lançado em um pequeno córrego. Nos últimos meses, registraram-se várias reclamações dos vizinhos referentes ao mau cheiro, aumento do número de insetos, esverdeamento da água e a ocorrência de mortandade de alguns peixes. A partir de uma denúncia, a Polícia Ambiental e o Órgão Ambiental Estadual solicitaram ao Engenheiro Responsável e sua equipe (grupo da aula prática) a análise do esgoto tratado (coletado na saída do tratamento), cálculo da eficiência do sistema em relação à remoção de matéria orgânica (DBO) e comparação dos parâmetros analisados com os padrões de lançamento previstos na Resolução Conama 430 (BRASIL, 2011) e Código Ambiental Catarinense - Lei 14.675 (SANTA CATARINA, 2009). [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

  1. DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO E DEMANDA BIOQUIIMCA DE OXIGÊNIO

  1. (1,0 ponto) A quantificação da matéria orgânica em corpos receptores e águas residuárias é realizada de forma indireta utilizando a Demanda Química de Oxigênio (DQO) e a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Escreva um texto comparando os dois parâmetros, considerando o método de análise, significado e o que quantifica.

R:        A demanda química de oxigênio (DQO) é um indicador de matéria orgânica, é a quantidade de oxigênio necessária para degradar quimicamente compostos orgânico, por meio de um processo de oxidação química. Já a demanda bioquímica de oxigênio (DBO), mede o oxigênio requerido pelas bactérias para degradar a matéria orgânica, ou seja, determina indiretamente a concentração de matéria orgânica biodegradáveis por meio da demanda de oxigênio exercidas por microrganismos aeróbicos, o oxigênio dissolvido que se encontra no meio aquático, pode ser consumido por oxidação de matéria orgânica carbonácea por organismos aeróbios e oxidação da amônia, nitrito e nitrogênio orgânico oxidável, através das bactérias nitrificantes

        A demanda química de oxigênio além de fazer a medição de matéria orgânica, compostos biodegradáveis e não biodegradáveis, mede, indiretamente elementos com baixo número de oxidação e pelo fato de ser uma oxidação química, na DQO todo o material existente no efluente é oxidado, exceto raros casos como hidrocarbonetos aromáticos e piridina por este motivo os valores da DQO são sempre superiores aos da DBO. No experimento realizado em laboratório para determinar a DQO com o método colorimétrico foi medido 2,5ml da amostra do efluente e transferida para um tudo de ensaio que continha 2ml de dicromato de potássio (K2Cr2O7) e 3,5 ml de ácido sulfúrico (H2SO4) e levada para um reator que faz a digestão da amostra, onde permaneceu por 2 horas à temperatura de 148°C. após esfriar a amostra foi levada para medição no espectrofotômetro e efetua-se a leitura.  O resultado da DQO é especificado em mg/L de oxigênio.

A DBO mede-se apenas a fração biodegradável, no experimento feito em laboratório para a determinação de DBO, mediu-se 164 ml da amostra com pH entre 6,8 e 7,2, e adicionado 2 ml de uma solução contendo uma semente (inibidor de nitrificação) que foi hidratada durante 1 hora. A presença de cloretos, nitritos e sulfetos, podem alterar os resultados da DBO, por este motivo a semente é usada. Foi colocado também uma barra magnética, onde dentro da incubadora de DBO essa barra fica agitando a amostra levando o oxigênio para cima, e 3 lentilhas de hidróxido de sódio. Em seguida, acoplou-se o medidor de oxigênio. Assim, levou-se para a incubadora a 20ºC por 5 dias.  Durante este período, ocorrerá redução no teor de oxigênio dissolvido da amostra, consumido para satisfazer as reações bioquímicas de decomposição de compostos orgânicos biodegradáveis. Quanto maior for a quantidade de matéria orgânica biodegradável na amostra, maior será o consumo de oxigênio durante os 5 dias de incubação e, portanto, maior será o valor da DBO.

  1. A determinação de DBO depende de uma série de fatores, tais como: temperatura, agitação, pH, ausência de toxicidade de amostra. Quando estes fatores não são controlados, os resultados obtidos podem ser comprometidos. (0,5 ponto) considerando a faixa de DBO utilizada e o fator da escala Oxitop, determine a demanda bioquímica de oxigênio (DBO5,20) e trace a curva de DBO para o efluente tratado no decorrer dos 5 dias e conclua se a DBO teve um desenvolvimento normal (Gráfico 1).

R: DBO5,20 = 270mg/L. O comportamento esperado é de remoção de pelo menos 60%. No decorrer dos 5 dias apresentou remoção de 66,67%, o que significa um desenvolvimento normal.

[pic 17]

Gráfico 1 – Desenvolvimento da DBO do efluente tratado no decorrer dos 5 dias

R: O comportamento esperado é de remoção de pelo menos 60%. No decorrer dos 5 dias apresentou remoção de 66,67%, o que significa um desenvolvimento normal.

1.4 (0,5 ponto) considerando que a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5,20) do efluente bruto é apresentada no Quadro 6, calcule a eficiência do sistema de tratamento de efluente (equação 1), considerando a DBO do esgoto bruto (entrada) e do esgoto tratado (saída):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (309.2 Kb)   docx (605.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com