TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA QUESTÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980

Pesquisas Acadêmicas: TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA QUESTÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARCIA ERIKA SILVA DE SENA

TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA

QUESTÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS

NO PERÍODO DE 1960 A 1980

Castanhal

2014

MARCIA ERIKA SILVA DE SENA

TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA

QUESTÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS

NO PERÍODO DE 1960 A 1980

Trabalho apresentado ao Curso De Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas:Estátistica e Indicadores Sociais;Psicologia Social;Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social II; Economia Política

Professores: Clarice da Luz Kernkamp;Marilucia Ricieri;Paulo Sérgio Aragão;Sérgio Goes.

Castanhal

2014

INTRODUÇÃO

O Brasil em meados do ano de 1960, não poderia ser articular de maneira diferente dos demais países que também foram colônias um dia, no passado remoto que surte efeito até os dias de hoje. Passeando pelos anos 70 e 80, podemos observar a quantidade de conflitos econômicos, políticos e sociais, que o país passou, e que perduram até os dias de hoje, tudo por conta do modelo a ser importado dos demais países ditos desenvolvidos, que procuraram nos territórios que um dia foram suas colônias, uma forma de crescer em todos os aspectos, com a exploração das nações menos favorecidas politicamente e economicamente,que na busca desenfreada por um país capitalista e desenvolvido, passa por cima dos direitos de cidadania de toda uma nação.

DESENVOLVIMENTO

Na condição de Presidente deste país,esteve no poder homens que buscavam avançar o país,nos moldes dos países desenvolvidos,importando lá de fora tudo que era novo, e que aparentemente parecia ser a solução para o problema deste país, e que a todo custo seus governantes por época procuravam mudança, mais esqueciam da população menos favorecida, e saiam atropelando os direitos daqueles que fazem parte desta nação.

No contexto histórico podemos lembrar o tempo de JK,que implantou o plano de metas, que consistia em fazer o país crescer 50 anos em 5, começava assim uma sucessão de utopias desenvolvimentistas.

Jk encerrou seu mandato em 1961,uma de suas metas a ser atingida foi a amplitude da indústria automobilística. Como este desenvolvimento não conseguiria atingir todo o país,houve migração de contingentes populacionais do nordeste para o sudeste brasileiro,ocasionando uma soma da população marginalizada em todos os aspectos que ali já se encontravam, com salários mal pagos, condições de moradia precárias, as famílias já não eram mais tão rurais e sim urbanas, essas pessoas viam na cidade grande uma forma de mudar suas vidas, fazer uma história melhor e economicamente diferente.

Essa utopia desenvolvimentista que se estende a população, e acaba vindo acompanhada dos conflitos sociais, o inchaço urbano, e os problemas da cidade grande,gerando desigualdades nos direitos, nos interesses e na mão de obra qualificada, já que os trabalhadores recém chegados do sistema rural, não haviam tido oportunidade de acompanhar o progresso das indústrias, ficando os mesmos de fora do mercado de trabalho industrializado,surge assim aglomerações de famílias necessitadas de atendimentos básicos que pudesse suprir suas necessidades.

Nesta situação em que se encontrava o país, a postura dos assistentes sociais frente a todo esse caos, era mais como um profissional de natureza doutrinária e assistencial. Com visitas regulares a domicílios e albergues, encaminhamento de emprego e regularização de famílias,com o auxilio das igrejas e movimentos carismáticos,mas todo esse serviço era limitado, já que o profissional possuía pouco recurso técnico para tamanha demanda,tendo em vista que o poder público pouco se manisfestava diante de tais necessidades e conflitos de sua nação brasileira carente, no decorrer dessas práticas os assistentes sociais passaram a se questionar como a sociedade se encontrava em situação precária e como suas práticas de trabalhos eram ilusórias.

Nesse contexto, surgem as politicas sociais, que ganham força, como forma de acalmar os conflitos,e que estão ligadas ao desenvolvimento urbano industrial,pelo qual o poder público procurar redefinir seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com