TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Monografias: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 10

Rejane Carvalho Mota Pinheiro – RA 341032

Maria Luzia Costa Dutra Nina – RA 341023

Katia Cilene Soares Medeiros – RA 343783

Valquiria Celia Pereira – RA 218308

Francyene Ramos Costa – RA 215683

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Trabalho apresentado à disciplina de Tratamento da Informação e Indicadores Sociais, ministrada pela Profª. Maria Clotilde Bastos, para obtenção adicional de nota.

SÃO LUIS

2013

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas adequadas para a sociedade, sendo assim este trabalho busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais.

Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre os aspectos da vida de uma nação que, em conjunto retratam o estado social dessa nação e permite conhecer o nível de desenvolvimento social.

A discussão sobre a utilização dos indicadores sociais toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitos sociais no âmbito de todas as políticas publicas oferecidas ao cidadão.

Os indicadores sociais são um conjunto de indicadores voltados a um determinado aspecto da realidade social podemos citar como exemplo de indicadores da assistência social, sistema de indicadores da saúde, e do mercado de trabalho. Os indicadores são necessários para confiabilidade da informação para o monitoramento e para avaliação do sistema.

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DENTRO DOS INDICADORES

CONCEITO DE POLÍTICA PÚBLICA

O crescimento econômico de uma região afeta o desenvolvimento socioeconômico da sua população residente. Este desenvolvimento, em parte, é promovido pelos governos (municipal, estadual e federal) por meio de políticas sociais, principalmente nas regiões mais industrializadas e de grande concentração populacional, onde as desigualdades se tornam mais expressivas. A promoção de políticas públicas busca melhorar as condições de vida da população, reduzindo as desigualdades sociais e proporcionando melhoras no âmbito da saúde, da educação, da habitação, da renda etc.

As políticas públicas são implementos pelo Governo como forma de proteção social, visando a distribuição das benefícios públicos e a diminuição das desigualdades produzidas pelo crescimento econômico.

Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da sociedade.

As Políticas Públicas são a totalidade de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público.

Não existe uma única , nem melhor definição sobre o quer seja política pública.

A formulação de políticas públicas constitui-se no estagio em que os governos democráticos traduzem seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real. As políticas públicas é uma área que situa diversas unidades organizadas, isso tem duas implicações.

A primeira é que, a área torna-se território de várias disciplinas, teorias e modelos analíticos. Assim apesar de possuir suas próprias modelagens, teorias e métodos, a política pública, embora seja formalmente um ramo da ciência, a ela não se resume, podendo também ser objeto analítico de outras áreas do conhecimento, inclusive da econometria, já bastante influente em uma das subáreas da política pública, a da avaliação, que também vem recebendo influência de técnicas quantitativas.

A segunda é de caráter holístico da área não significa que ela careça de coerência teórica e metodológica, mas sim que ela comporta vários “olhares”. Por último políticas públicas, após desenhadas e formuladas, desdobram-se em planos, programas, projetos, bases de dados ou sistema de informação e pesquisa. Quando postas em ação, são implementadas, ficando daí submetidas a sistemas de acompanhamento e avaliação.

A RELAÇÃO ENTRE INDICADORES SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Indicadores sociais permitem a operacionalização de um conceito abstrato ou de uma

demanda de interesse programático. Eles apontam, indicam, aproximam, traduzem em termos operacionais as dimensões sociais de interesse definidas a partir de escolhas teóricas ou políticas realizadas anteriormente.

QUADRO-SÍNTESE DOS INDICADORES SOCIAIS

Tipo de Indicador O que indica? Principais características Definição

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). 1-O índice varia de zero(nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total).

2- Para a avaliação da dimensão educação, o cálculo do IDH municipal considera dois indicadores com pesos diferentes

3- Para a avaliação da dimensão longevidade, o IDH municipal considera o mesmo indicador do IDH de países: a esperança de vida ao nascer

É um índice que mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).

Índice de Gini

Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem) 1- O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda.

2-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com