TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO LOCAL GRATUITO

Tese: TREINAMENTO LOCAL GRATUITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Tese  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

FEIRA LIVRE LOCAL QUE EDUCA

(Ambiente não escolar)

Com intuito de realizar a atividade de observação, dentro dos parâmetros exigidos, fiz a opção pela feira livre.

Feira livre: comércio livre de frutas, legumes, verduras e outras variedades, realizada toda quarta feira à noite e aos domingos na parte da manhã.

Situada na Avenida Tenente Marques s/nº. Bairro, Chácara Solar, no Município de Santana de Parnaíba, São Paulo.

Quando se inicia o trabalho com a montagem das barracas, e a arrumação das mercadorias, é possível observar a interação entre os trabalhadores, para organizarem o ambiente, cada um preocupado em deixar bem organizado seu setor de trabalho, para receber os clientes.

O espaço de cada barraca é limitado e deve ser respeitada pelo feirante, dentro desse aspecto é possível observar vários atos educativos, o de sociologia com as diferenças entre comerciantes vindo de varias regiões, e a interatividade entre eles, a matemática é necessário para os cálculos das mercadorias, o português para escrita e pronúncia, e outra matérias a serem exploradas.

A interação entre vendedor e cliente, acontece através da negociação, entre venda e compra da mercadoria, dentro deste contexto é possível obsevar as habilidades de convencimento e a articulação das palavras entre ambas as partes.

As ações que acontecem na feira livre, faz com que,a sociedade seja interativa, pois une pessoas através de interesses de compra e venda, onde cada um que passa por este comércio, deixa e leva um pouco da sua própria historia. Terminando minha observação neste ambiente, tive um grande aprendizado, um olhar diferenciado em um local que faz parte do nosso cotidiano e tem muito a ser explorado dentro do contexto educativo.

ESCOLA MUNICIPAL

(Ambiente escolar) Escola municipal: Ulysses Silveira Guimarães Deputado Colégio Municipal, com atividade educativa em três períodos, manhã, tarde e noite. Situada no município de Santana de Parnaíba, no Bairro, Cidade São Pedro, Rua Do Gavião, 179. Iniciei minha observação antes do inicio das atividades do horário noturno, as salas vazias, a organização das carteiras e cadeiras, e a posição da mesa do professor, tudo propicio para iniciar as atividades. Com a chegada dos alunos, e dos professores rompe o silêncio, e se da inicio a agitação educativa, pois observei que antes das aulas iniciarem, começa um ato educativo de socialização, através da interação entre os alunos e alguns professores no pátio. Na sala de aula observei as dificuldades que o professor tem com o excesso de alunos na sala de aula, mas apesar das dificuldades o professor consegue ter o domínio da sala e a atenção de quase todos os alunos, pois alguns se fazem indiferentes a presença do professor. No intervalo alguns conversam sobre o dia que tiveram outros sobre as matérias estudadas e os trabalhos a fazer. Observei também que boa parte dos alunos estão desestimulados e sem entusiasmo com o ambiente educacional, pois o ficar no pátio, e ir embora lhes deixam mais empolgados que a sala de aula. Assim terminei minha observação com grande êxito e aprendizado, pois apesar das dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com