TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema 3: Culturas Contemporâneas: Localismos, Comunidades Virtuais E Multiculturalismo

Pesquisas Acadêmicas: Tema 3: Culturas Contemporâneas: Localismos, Comunidades Virtuais E Multiculturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

NOME Jones Bastos da Silva

RA 8803331288

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

a) Apresentação da cidade.

NOME: MAUÁ

Imagem 1 – Bandeira de Mauá

Fonte: Google imagem, 2014

Localizada na região sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, no ABC paulista, Mauá tem 425.169 habitantes e 61,886 km² de extensão territorial. O município está localizado em região de Mata Atlântica e está estruturando a política de desenvolvimento sustentável, uma vez que abriga várias nascentes de rios, como o Tamanduateí e diversas áreas de proteção permanente e tem vocação eminentemente industrial. Mauá conta, segundo IBGE/2010, 7.010 empresas atuantes locais e um salário médio de 3,6 salários mínimos. A frota de 121.881 veículos de passeio representa 3,4 moradores por automóvel. São 125.369 domicílios.

Imagem: – Mapa de Mauá

Fonte: Google imagem, 2014

Imagem: Brasão de Mauá

Fonte: Google Imagem, 2014

Economia

Mauá conhecida como cidade da cerâmica, devido este fato ter sido muitoimportanta para o desenvolvimento da cidade. Atualmente existem dois polos industriais. de capuava e sertãozinho de capuava tendo a Petrobas e a RECAP, estes dois polos transformam mauá um dos maiores parques industriais do pais. o Produto Interno Bruto (PIB) per capita foi de 17.648,48 (Seade), a renda per capita R$ 583,61 (Seade) e o Índice de Potencial de Consumo posiciona Mauá na 51ª colocação no ranking nacional e 15ª no estadual. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,781, o que coloca o município em penúltima posição entre as cidades do ABC Paulista.

Pontos turisticos

Imagem:Pintura

Fonte: Google imagem, 2014

São pinturas que retratam passagens bíblicas do Novo Testamento feitas nas paredes e no teto da capela. É um trabalho assinado pelo artista romeno Emeric Mercier. A visitação do local, que fica na Vila Assis Brasil.

Imagem: Gruta Santa Luzia

Fonte: google Imagem

Abriga nascentes do Rio Tamanduateí e está localizado à Rua Luzia da Silva Itabaiana, 101, no Jardim Itapeva. A entrada é gratuita e fica aberto para visitação.

Imagem: Capera Matriz

Localizada na Praça Monsenhor Alexandre Árminas, 01, no Centro. A capela que deu origem à Igreja foi erguida em 1937 e elevada a Matriz em 1954. Suas paredes têm revestimento de diferentes pedras brasileiras e os vitrais representam a Eucaristia.

Imagem: Teatro Municipal.

Fonte: Google imagens, 2014

O espaço é fruto da efervescência cultural, além do surgimento de várias companhias teatrais. Foi inaugurado em 10 de dezembro de 2001. A bilheteria atende o público de terça-feira a domingo, das 14h às 19h. Em 2010, o Teatro foi tombado como patrimônio material.

Imagem: Museu

Fonte: Google Imagens, 2014

Remanescente do período inicial da ocupação territorial paulista, o Casarão, atual Museu Barão de Mauá, foi construído no decorrer do século XVIII. Arquitetonicamente é considerado importante exemplar de Casa Bandeirista, tanto pelo esquema de planta adotado - de origem renascentista - quanto pela técnica de construção empregada, denominada taipa de pilão. É um bem material tombado pelo Condephaat Estadual. Fica na rua Dr. Getúlio Vargas, 276, na Vila Guarani. O local é aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 16h, também com entrada gratuita.

Imagem: Parque Guapituba

Fonte: Google imagens, 2014

Fica na avenida Capitão João, 3.220, no Jardim Guapituba e funciona das 7h às 17h, de segunda a segunda. A entrada é gratuita.

b) Descrição dos fatores locais produtores de cultura e que são típicos da

Museu Barão de Mauá.

O Museu Histórico Barão de Mauá é tombado como patrimônio histórico da cidade. Possui rico acervo de fotografias, objetos e documentos e recebe munícipes e alunos em visitas programadas, além de promover exposições e eventos culturais.

Funcionamento: de 2ª feiras as 6ª feiras, das 9h às 16h. Aos sábados, das 10h às 15h.

Oficinas Culturais

O Projeto Oficinas Culturais consiste em atividades educativas que reúnem e permitem o acesso a diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com