TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Culturas Contemporâneas: Localismos, Comunidades Virtuais E Multiculturalismo

Trabalho Escolar: Culturas Contemporâneas: Localismos, Comunidades Virtuais E Multiculturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Atividade de Autodesenvolvimento

Tema 3: Culturas Contemporâneas: localismos, comunidades virtuais e multiculturalismo

Para o tema acima falarei sobre a historia, economia, culturas, pontos turísticos sobre a cidade em que moro conforme segue abaixo:

Cidade de Sumaré

Sumaré é um município brasileiro que localiza-se no estado de São Paulo. Localiza-se a 22º49’19” e latitude sul e 47º16'01" de longitude oeste, a uma altitude de 583 metros. Sua população é de 258.556 habitantes. Ocupa uma área de 153,44 km². A cidade é a segunda maior da Região Metropolitana de Campinas, ficando atrás apenas de Campinas.

A Bandeira

Indústrias e Comercio

O processo de industrialização ocorrido nas últimas décadas colocou Sumaré entre os maiores pólos industriais do Estado de São Paulo. Esse processo começou no eixo da Via Anhanguera e ganhou novas dimensões com a logística da região. A proximidade do Aeroporto Internacional de Viracopos, do Pólo Petroquímico de Paulínia, aliada à sofisticada malha rodoviária da região e uma ferrovia faz do município um atrativo especial para investientos. Hoje, o segmento industrial é o alicerce da economia de Sumaré. Os ramos com maior expressão são metalúrgico, químico, elétrico e têxtil. Empresas de grande expressão estão instaladas no município, como Honda, 3M do Brasil, Villares, Adere, Amanco, Buckman, Wabco, Pastifício Selmi, Pirelli, Sata Brasil, Quinta Roda, Flaskô, Desleeclama, Syngenta, Sherwin Williams, Schneider, Transitions Opticals, Sotreq, PPG.

O grande desenvolvimento industrial de Sumaré favoreceu o crescimento do segmento de comércio e prestação de serviços. Analisado em décadas anteriores como município industrial e cidade-dormitório, Sumaré expandiu a atividade comercial a partir dos anos 90, com a chegada de grandes magazines. A partir do ano 2000 dezenas de empresas de transportes e logística instalaram unidades no Município

O maior entreposto graneleiro e de carga seca da América do Sul, o complexo Intermodal Armazenador Boa Vista, operado pela Logispot-CNAGA (Cia.Nacional de Armazéns Gerais Alfandegados) está instalado em Sumaré. Essa unidade propicia o rápido escoamento da produção agrícola e industrial do município e região, favorecendo a instalação de empresas, muitas vezes próximas desses eixos.

As principais empresas comerciais e prestadoras de serviço instaladas em Sumaré são: Casas Bahia, Lojas Pernambucanas, Lojas Cem, Cybelar, Lojas Colombo, Magazine Luiza, Seller Magazine, Transportadora Mercúrio, Transportadora NGD, Transportadora Nevalma, Transportadora Delzan, Quinta Roda, Sotrec, Tracbel, TA Logística, Supermercados Good Bom, Paulistão e Pague Menos.

Culturas

Em meados do século XVIII, surge nesta região a Vila de São Carlos das Campinas. Ao seu redor vão surgindo as sesmarias, grandes porções de terras incultas e devolutas que o governo imperial concedia a pessoas que gozavam de prestígio pelo império português no Brasil. Sumaré tem a sua origem vinculada as sesmarias. As mais antigas referências à região do Quilombo, há mais de 200 anos, são encontrados em documentos de doação das sesmarias. Com o desmembramento das sesmarias, a região passa a ser formada por fazendas. Em suas culturas, destaque para o café. Com fazendas e povoado formados, no dia 26 de julho de 1868 foi construída uma capela dedicada à Nossa Senhora de Sant’Ana, marco da fundação de Sumaré.

Pontos Turísticos e Sincretismo

Sumaré cresceu muito nos últimos anos, mas preserva algumas características aconchegantes, como praças públicas arborizadas, locais para caminhadas e espaços de convivência citam o Turismo Rural, que é um segmento que exibe áreas de rara beleza, mobilizando empresas, alunos e visitantes em conhecer inúmeras culturas agrícolas desenvolvidas no Município. Oferecem ainda caminhadas ecológicas, palestras, visitas a assentamentos rurais que são modelos no Brasil.

Outros importantes locais de visitação são: o HORTO FLORESTAL, área de preservação ambiental, com espaços para caminhadas e conhecimento de espécies nativas e a REPRESA MARCELO PEDRONI, com espaços de lazer, para shows, área de churrasqueiras, parquinho infantil dentro do segmento de Turismo Religioso e de Eventos, a ESTÂNCIA ÁRVORE DA VIDA considerado o maior centro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com