TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos E Métodos

Pesquisas Acadêmicas: Tempos E Métodos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

Tempos e Métodos

Dados Históricos.

O estudo de Tempos e Métodos vem a ser um estudo sistemático dos sistemas de trabalho.

Inicialmente é realizado um Estudo de trabalho, onde se determina o tempo-padrão para execução de uma determinada tarefa. Juntamente, um Estudo do Metódo, que possui registros e análises, visando à melhor forma de realizar uma tarefa.

Não há como falar de Estudo de Tempo, sem citar Frederick Taylor.

Frederick Winslow Taylor nasceu em Germantow, subúrbio de Filadélfia, Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1856. Era “bem nascido”, no mais elevado sentido da expressão: seus antepassados eram “quacres” ingleses, e sua mãe descendia de uma família puritana, de sobrenome Spooner, que chegou à América no “Mayflower”(RAMOS, p. 9).

Em 1881 começou sua atuação na Midvale Steel Company, analisando melhores maneiras de executar uma tarefa, a tarefa de um operário diariamente, e eliminação dos desperdícios do esforço humano. Em 1895 publicou o livro Sistema de gratificação por peças.

Tratava-se de cuidadoso estudo experimental de nove anos, que levou o título de “A Note on Belting” (Notas sobre as Correias), em 1893, e dois anos mais tarde a memória “A Piece State System” (Um Sistema de Gratificação por Peça), na qual descrevia um sistema de administração e direção por ele criado e desenvolvido, sustentando que este continha princípios de administração que deveriam ser a base de qualquer modalidade criteriosa de remuneração aos operários (RAMOS, p.14).

Um ano mais tarde, entrou na Bethlehem Steel Works, obtendo grandes ganhos, dos quais um deles foi à redução no número de operários para realização de um determinado trabalho.

Três anos e meio depois Taylor fazia com somente 140 homens o trabalho que antes necessitava de 400 a 600. Reduziu o custo da manipulação do material de 7 a 8 centavos a 3 ou 4 por tonelada (RAMOS, p.15).

Segundo RAMOS (1995), a administração científica explicada por Taylor não é apenas um elemento simples, há uma combinação de vários fatores:

1.º - Ciência, em lugar de empirismo.

2.º - Harmonia, em vez de discórdia.

3.º - Cooperação, não individualismo.

4.º - Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida.

5.º - Desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade.

Estudo dos tempos e movimentos

Em seu livro “Administração de Oficinas” (1903), Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.

Instrumento criado para promover a racionalização do trabalho do operário. Era a divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação em uma tarefa. Entre as vantagens do estudos dos tempos e movimentos estão:

• Eliminação do desperdício de esforço e movimentos inúteis;

• Racionalização da seleção dos operários e sua adaptação ao trabalho;

• Facilita o treinamento e melhora a eficiência e rendimento.

Organização Racional do Trabalho (ORT)

A Organização Racional do Trabalho visava a eliminação de movimentos inúteis, fazendo com que os trabalhadores executassem suas tarefas de forma mais simples e rápida, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente. A ORT pregava:

• Análise do trabalho operário;

• Estudo dos tempos e movimentos;

• Fragmentação das tarefas;

• Especialização do trabalhador.

Com base nestes estudos, Taylor criou alguns princípios que em sua opinião norteavam a Administração Científica. A seguir veremos quais foram eles:

Princípios da Administração Científica

Em 1911, Taylor apresenta, em seu segundo livro “Principles of Scientific Management”, os princípios fundamentais da Administração Científica. São eles:

Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

Com a aplicação deste princípios, a AC conseguiu atingir alguns objetivos e identificar novas situações importantes para o processo de desenvolvimento da Administração. A cooperação dos operários foi obtida com planos de incentivos salariais e prêmios de produção. Os gestores da época pensavam que o salário era a única motivação do trabalhador (homo economicus).

O desenho de cargos e tarefas mostrou o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção, a padronização e as condições de trabalho que asseguravam a eficiência. Verificou-se, também, que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o superior continuasse trabalhando como antes.

Mas também trouxe alguns problemas, dentro os quais, transformar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com