TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Antropológica Contemporânea

Ensaios: Teoria Antropológica Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação à Distância (AD)

Não há como não enxergar a grande desigualdade social, econômica e política vivida no Brasil colonial, demonstrada na primeira figura. Descrevendo a escravidão e seu aspecto vivido naquela época, no que tange o âmbito econômico e social, mostrando onde estava à frente do trabalho escravo e os livres.

Demonstrando claramente as diferenças entre as cores de peles, isso é, a etnia, branco e negro e com quem estava o poder e a obediência. Como também a postura em que estão os negros a servirem os seus “donos”, um faz o serviço de abanar, o outro serve a mesa e outros estão de prontidão para servirem os brancos. Exemplifica bem o que era vivido neste Brasil colonial, onde quem tinha poderes eram os brancos.

A partir da analise da mesa posta, tem a noção da grande desigualdade social, econômica e política vivenciada naquela época, pela grande fartura vivida pelos brancos e a vida dos negros sendo escravos. A escravidão é a formação social diversa e desigual, do Brasil colonial.

Apesar da mudança entre o Brasil império para o Brasil república nota-se que não houve uma grande transformação política significativa, pois a antiga estrutura monárquica ainda permaneceu com uma posição política dentro da república.

Mesmo com a consolidação do Brasil como república, vivenciamos ainda muita coisa a ser feita no Brasil contemporâneo.

Na segunda imagem mostra a real situação dos brasileiros, independente da etnia, revelando a desigualdade social da população. A falta de políticas publica para tentar solucionar o problema vivido pela grande maioria da população brasileira.

Tornando visível, o descaso do sistema público com a saúde bucal e ainda não há uma conscientização sobre a necessidade da prevenção, principalmente entre as classes mais baixas. O povo brasileiro precisa esta em primeiro lugar na consciência dos governantes. O Brasil e suas controvérsias.

REFERÊNCIAS

Material Didático Unimes Virtual: Disciplina Teologia Antropológica Contemporânea. Aulas 1, 2 e 3.

Reportagem retirada de: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/governo-do-rio-desiste-de-demolir-antigo-predio-do-museu-do-indio, acesso em 11/04/13.

SHALINS, Marshall. Cultura na prática. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com