TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Conteporanea

Artigos Científicos: Teoria Conteporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria Comportamental e seus três estilos de liderança

Estilos de Liderança

O estilo de liderança é a forma como o líder se relaciona com os integrantes da equipe, seja em interações grupais ou pessoa a pessoa. Esse estilo pode ser autocrático, democrático ou liberal.

Liderança Autocrática: Segundo Bonome (2008, p.60), a liderança autocrática é aquela na qual a chefia determina o que se deve fazer, com supervisão cerrada, não se envolvendo pessoalmente com os indivíduos, que mostram-se frustrados, tensos e agressivos.

Para Maximiano (2000, p.344) o comportamento autocrático pode degenerar-se e tornar-se patológico, transformando-se em autoritarismo, que possui como exemplos de comportamento a arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violência contra os liderados.

Através desses conceitos, entende-se que o líder autocrático define os objetivos dos subordinados, escolhendo o método de trabalho, não deixando que os liderados participem das tomadas de decisão.

Liderança Democrática: Para Bonome (2008, p.60) na liderança democrática o líder porta-se de modo impessoal, elogiando o grupo e não o indivíduo. As tarefas são previamente decididas e bem comunicadas e, o grupo escolhe e divide o trabalho. Predominam a facilidade de comunicação, franqueza, amizade e responsabilidade.

Já para Maximiano (2000, p.344) quanto mais as decisões forem influenciadas pelos integrantes dos grupos, mais democrático é o comportamento do líder.

Nota-se que o líder democrático incentiva a participação de todos do grupo nas tomadas de decisão, delegando autoridade para que seus liderados sugiram e executem os objetivos traçados, sempre usando o feedback.

Liderança Liberal: Segundo Bonome (2008, p.60) na liderança liberal o líder dá completa liberdade para grupo, que permanece à vontade no trabalho. Não há críticas, elogios ou orientação ao grupo, deixando-os confusos, porém muito ativos.

Maximiano (2000, p.344) diz que no comportamento liberal o líder transfere sua autoridade para os liderados, dando-lhes o poder de tomada de decisões.

Percebe-se que esse líder toma poucas decisões, já que seus subordinados têm liberdade, pela ausência de avaliação de desempenho, e acabando tomando as decisões pelo líder.

Para Maximiano (2000, p.346) o líder orientado para a tarefa focaliza o trabalho do subordinado ou grupo, busca o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos; se preocupa com o cumprimento das metas, e em superar a concorrência; esclarece as responsabilidades individuais e designa tarefas para pessoas específicas. Já o líder orientado para as pessoas, focaliza o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe, ouve e presta atenção, além de apoiar os funcionários.

Portanto, cada organização desenvolve seu estilo de liderança, e dependendo do estilo adotado, o grupo poderá ajudar a atingir as metas rapidamente ou retardar o alcance dos objetivos. Determinados estilos, se colocados em prática desenvolvem maior desempenho por parte dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com