TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Seminário: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Administração é a tomada de decisões sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as consequências de suas decisões. É a ciências que estuda e sistematiza as praticas usada para administrar. No decorrer dos anos e séculos a administração teve uma grande evolução como ainda continua a evoluir, mas no primeiro momento iremos focar as variáveis da administração.

Esta percorreu por escolas que trazem momentos pautados em princípios a escola clássica desenvolveu a eficiência da organização, já a escola neoclássica desenvolveu a estrutura, eficácia de um sistema organizacional, porem o enfoque comportamental desenvolve a eficiência da ética social.

As principais escolas sustentadas pelas teorias administrativas são a de Frederick Taylor considerado o “pai” da administração cientifica provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo. A fim de alcançar a eficiência organizacional e espantar o fantasma do desperdício sofrido pelas indústrias americanas a fim de aumentar a produtividade. Henry Fayol deu ênfase na estrutura organizacional buscando o máximo de eficiência sendo assim o seu foco era nos princípios gerais da administração assim sofreu criticas pela sua teoria como por exemplo incentivos materiais e salários visando um aumento de produtividade. Max Weber tinha o foco de sua teoria sobre administração voltado de uma maneira burocrática, mostrando que como as regras e leis perante a sociedade não deixavam de ser uma burocracia e que davam certo. Visando a importância de separação de setores dentro das organizações e também as separações de cargos de funcionários. Sendo assim utilizava a formalidade que trazia a imagem de respeito, a impessoalidade que mostrava responsabilidade de cargos e a obediência é devida para tal profissionalismo os próprios funcionários que formavam a burocracia vendo uma maneira de respeitar e serem respeitados. Falando de Max ainda podemos dizer que na sua teoria trazia a importância do bem estar emocional dos funcionários, para que os mesmos tivessem sempre um bom desenvolvimento assim o cumprimento das suas tarefas rendiam mais pois sendo realizadas com prazer traz mais produtividade do que serem realizadas por somente preção. Trazendo para os lideres uma junção de autoridades tradicional, carismática e burocrática para melhor desenvolvimento dos funcionários com regras, comandos, leis para assim cada líder poder coordenar seus liderados com melhor eficiência e maior produtividade.

Assim vemos que a escola clássica foi a primeira a experimentar e a desenvolver as primeiras teorias de como administrar, porem a escola clássica se desenvolveu num período em que a indústria cada vez mais se modernizava e evoluía.

Por tanto surgi a escola neoclássica onde vemos dois principais integrantes, Pierre Pont e Alfred Sloan que foram estruturando as grandes organizações evoluindo as teorias já criadas por Taylor e Fayol.

Após todo esse momento surgi a Revolução Industrial Modificando a TGA, teve inicio no século XVIII na Inglaterra com a mecanização do sistema de produção, onde o aumento populacional com isso houve o aumento da demanda de produtos e mercadorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com