TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração pública

Ensaios: Teoria Da Administração pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria da Administração Pública

1. Qual a importância da ideia de Administração como prática social A administração, é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos – individual, familiar, grupal, organizacional ou social. Administração Pública deve ser praticada com Responsabilidade Social, isto é, deve estar dirigida para satisfazer às expectativas da sociedade em termos de respeito às leis, aos valores éticos, às pessoas, à comunidade e ao meio ambiente.

2. Qual a diferença entre Administração Pública e serviço público?

Administração Pública Para Meirelles (2004), significa a totalidade de serviços e entidades ligados ao Estado. Bobbio, Mattteucci e Pasquino - Administração Pública - designa o “conjunto das atividades diretamente destinadas à execução concreta das tarefas ou incumbências consideradas de interesse público ou comum, numa coletividade ou organização estatal” 3- Os serviços públicos -são aqueles prestados diretamente à comunidade pela Administração depois de definida a sua essencialidade e necessidade.

4- O que é política de Estado e política de governo?

Trata-se de políticas necessariamente estruturantes. (MATIAS-PEREIRA, 2008, p. 125). Ex: nenhuma criança com idade superior a seis anos possa ficar fora da escola pública e gratuita de ensino fundamental. E política de governo o que é feito unilateralmente por um governo em determinado período,

5- Governabilidade

“Governabilidade significa a participação dos diversos setores da sociedade nos processos decisórios que dizem respeito às ações do poder público.”

Bresser-Pereira (1998a) governabilidade é uma capacidade política de governar derivada das relações de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.

Governança - é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas.(Bresser Pereira)

E a capacidade de um governo para definir, implementar e cumprir políticas e funções (DINIZ, 1995) Comando e direção, Coordenação, Implementação. Matias-Pereira (2008

4. Procure identificar, no plano municipal, como se estrutura a Administração Pública. Depois, observe a sua composição e seus planos de ação (prioridade das políticas de governo, objetivos, metas etc.). Mostre como se caracterizam as questões da governança e governabilidade.

A Prefeitura é o órgão do poder executivo municipal, comandado pelo prefeito e composto por secretarias, tais como Secretaria de Governo, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação entre outras. São de responsabilidade da Prefeitura os mais diversos assuntos relacionados à administração da cidade. Por exemplo:

• Elaboração de orçamento;

• Instituição e arrecadação de tributos;

• Organização dos serviços administrativos e patrimoniais

• Estabelecimento de normas de edificações, zoneamento e uso do solo;

• Elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento integrado;

• Gestão dos serviços de transporte coletivo;

• Limpeza de vias;

• Segurança de prédios e áreas públicas através da guarda municipal.

A Lei Federal n. 10.257/01, denominada de Estatuto das Cidades, define, em seu Capítulo IV, que as cidades devem garantir a sua gestão democrática por meio de órgãos colegiados de política urbana; debates, audiências, conferências e consultas públicas para assuntos de interesse urbano, bem como a possibilidade da proposição de projetos de lei de iniciativa popular para o desenvolvimento urbano

O orçamento participativo é um instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de sua cidade..

1.Descreva o que você entendeu por dominação e qual a relação desse conceito com a Administração Pública?

Dominação pode ser entendida como sendo um tipo especial de poder cujos dominantes acreditam que têm o direito de exercício do poder, e os dominados acreditam que o seu dever é obedecer às ordens daqueles (MEDEIROS, 1978).

Ex: o governo eleito pelo povo, que acredita em seus ideais.

2. Cite os tipos de manifestação de uma dominação?

Dominação tradicional, na qual a fonte de crença que a legitima está baseada na tradição, ou usos e costumes perpetuados em um dado grupamento social. A família real inglesa,

A Dominação carismática tem como fonte de legitimação de autoridade a crença no carisma que um indivíduo possui, dotando-o de capacidade suficiente para influenciar terceiros à obediência. Ex: em Jesus Cristo, o maior líder carismático de toda história.

Na Dominação legal a legitimação das relações de mandato e obediência se estabelece pela crença em ordenamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com