TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Tese: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário.

Entende-se que a importância desse trabalho, em primeiro lugar se deve ao fato da necessidade de estimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos, que pudessem fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade. E em segundo lugar, numa economia globalizada, a necessidade de informações tempestivas, atuais e precisas sobre a situação econômico-financeira das organizações, principalmente quando suportam tomadas de decisões financeiras, que exigem o conhecimento do valor de mercado, é cada vez mais demandada pelos usuários da contabilidade.

Ressaltamos também que a mesma estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para tomada de decisões de todos seus usuários. Ela tem finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Contabilidade é a ciência que designa a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar.

Seu sistema de informações foi desenvolvido com o objetivo de atender às necessidades de escritórios de contabilidade e/ou departamentos contábeis, através de um sistema contábil moderno, ágil, flexível, integrado, fácil e com incrível capacidade de mostrar resultados da maneira que você desejar.

Usuários da contabilidade são aqueles que necessitam das informações geradas pela mesma.

Usuários internos:

Administradores da empresa: tomar decisões vitais para o sucesso do negócio;

Proprietários: saber sobre a rentabilidade do seu negócio;

Funcionários: saber se a empresa tem condições de pagar seus salários.

Usuários externos:

Fornecedores: saber da situação financeira da empresa e consequentemente do risco de vender a prazo;

Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos;

Governo: tanto para a arrecadação de impostos como obter dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia.

Informações de natureza econômica:

É entendida sempre dentro da visão econômica que a contabilidade tem do que seja econômico e não, necessariamente do tratamento que a economia daria ao mesmo fenômeno; em largos traços, podemos afirmar que os fluxos de receitas e despesas (demonstrações de resultados, por exemplo), bem como o capital e o patrimônio em geral são dimensões econômicos da contabilidade, ao passo que os fluxos de caixa de capital de giro, por exemplo, caracterizam a dimensão financeira.

Informações de natureza física

Constitui um importante desdobramento dentro da evolução da teoria dos sistemas contábeis, mas recentes pesquisas sobre evolução de empreendimentos tem revelado que um bom sistema de informação e avaliação não pode repousar apenas em valores monetários, mas deverá incluir na medida do possível, mensurações de natureza física tais como: quantidade geradas de produtos ou de serviço, números de depositantes em estabelecimento bancário e outros que possam permitir melhor inferência da evolução do empreendimento por parte do usuário.

Informações de natureza de produtividade

Compreende a utilização mista de conceitos valorativos (financeiro no sentido restrito) como, por exemplo, receita bruta per capita, depósitos por clientes etc.

QUAL A SEMELHANÇA EXISTENTE ENTRE SUA VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA.

Atualmente as empresas de um modo geral vêm sofrendo dificuldades por não possuírem total conhecimento de sua real situação financeira. Isso só acontece devido à falta de controle interno de profissionais qualificados e habilitados para fazerem um planejamento adequado. E o que acontece no dia a dia de uma pessoa enquanto cidadão não é nada diferente, pois quando o controle de sua situação financeira é perdido, tudo em sua vida, por consequência, também sairá de controle.

Tudo o que é referente à vida financeira de uma pessoa ou de uma empresa tem que ser devidamente planejado e controlado, para que as responsabilidades sejam cumpridas, e tudo ocorra de maneira correta. A constante busca pela eficiência pode ser comprovada através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos quer no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. A gestão financeira abordou-se como um instrumento de apoio á tomada de decisões, examinando de forma ampla algumas etapas do processo financeiro, apontando também conceitos e objetivos da administração financeira e do administrador financeiro, seu papel e suas áreas de atuação dentro da empresa.

Hoje esses conceitos são fortes aliados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com